15 AGO 2019
Pederneiras continua vacinando contra o sarampo

Até o momento, a cidade não tem registro de nenhum caso confirmado da doença

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pederneiras continua intensificando a vacinação contra o Sarampo no município, seguindo inclusive, normativa do Ministério da Saúde. A doença, que já esteve extinta no Brasil, voltou a apresentar casos no Estado de São Paulo e na região nos últimos meses. Em Pederneiras não há nenhum caso confirmado.

Nesta semana, uma criança de 3 anos foi internada com sintomas da doença, mas ainda não há confirmação, já que o exame para diagnóstico do Sarampo demora cerca de 15 dias. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira, apesar dos sintomas, as chances de ser Sarampo são pequenas uma vez que a criança tomou todas as doses da vacina.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada de que haveria um caso importado em Pederneiras, mas foi descartado. “Como o exame para diagnóstico do Sarampo demora cerca de 15 dias houve essa confusão. O resultado deste caso foi negativo. Era de um pederneirense que trabalha em São Paulo e teria contraído a doença lá, mas o exame deu negativo”, explicou Dr. Pedro.

BLOQUEIO

Em casos onde há suspeita da doença, além dos cuidados imediatos com o paciente, a Vigilância Epidemiológica de Pederneiras inicia o chamado bloqueio do Sarampo, que é a identificação e vacinação de todas as pessoas que tiveram contato recente com o paciente ou que partilham ambiente de trabalho, escolar ou de convívio domiciliar. “Nós vacinamos todos os familiares, pessoas do convívio do paciente e também quem trabalha com ele para evitar qualquer possível contágio. Fizemos isso em todos os casos suspeitos e também agora no caso da criança”, explica Dr. Pedro.

No total, Pederneiras registrou seis casos suspeitos até o momento, sendo um deles já descartado, uma vez que o resultado do exame foi negativo.

VACINAÇÃO

A intenção do Ministério da Saúde é atualizar a carteira de vacinação da população, principalmente de pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos que não tenham tomado a segunda dose da vacina contra Sarampo após os 15 anos. Os profissionais que trabalham diretamente com público também devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar a vacina.

“A vacina contra o Sarampo faz parte do calendário normal de vacinas do SUS. Mas como a doença está extinta, muitas pessoas não tomaram a dose de reforço. Os pais, inclusive, precisam ficar atentos à carteira de vacinação dos filhos, porque as doses necessárias para imunizar são tomadas na infância e adolescência, é de responsabilidade dos pais, portanto”, reitera o secretário.

O sarampo é um a doença grave, de fácil contágio. Basta a pessoa contaminada adentrar em um ambiente que a contaminação ocorre mesmo sem contato físico ou troca de objetos, como em outras doenças. Nos adultos, o sarampo debilita demais os pacientes. Febre alta, dores e muito cansaço são características comuns. Visualmente, o paciente apresenta manchas arredondadas e avermelhadas pelo corpo, inclusive na palma das mãos e nas mucosas da boca, por exemplo. Outra característica é a conjuntivite que aparece em pacientes com sarampo.

“É a hora de prevenir. As pessoas que estão com a carteira de vacinação em atraso, com vacinas atrasadas, são porta de entrada para as doenças. O Sarampo é uma delas. As pessoas vacinadas estão imunes. Não contraem e não transmitem. Quanto mais pessoas vacinadas, mais fácil é conter a entrada da doença em nosso município. Essa é a nossa meta. Orientar o cidadão a observar a carteira de vacinação e buscar as unidades de saúde”, finaliza Dr. Pedro.

SERVIÇO

Todas as unidades de saúde de Pederneiras estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Procure a unidade de saúde mais próxima do seu bairro e informe-se. É muito importante manter as vacinas atualizadas para proteger você e a sua família.