31 JUL 2019
4º Encontro de RPG será neste sábado na Biblioteca Municipal “Paula Rached” em Pederneiras

Neste sábado, 3 de agosto, a partir das 10h, a Prefeitura de Pederneiras realiza o 4º Encontro de RPG na Biblioteca Municipal “Paula Rached”. Os encontros são esperados com expectativa e devem reunir dezenas de apaixonados por RPG do município.

Afinal que jogo é esse?

“RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício”, explica a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Pederneiras, Adriana Couto. “Em 2018 a Biblioteca Municipal realizou o primeiro encontro e o interesse aumentou consideravelmente. E nessas férias de julho os mestres ou narradores, como são chamados aqueles que conduzem o jogo, estiveram na biblioteca à disposição para explicar e ensinar aos interessados em conhecer o jogo”, diz.

Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se vestem como seus personagens, sendo o RPG de mesa a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG. Em qualquer modalidade do jogo, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.

As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.

Serviços

O 4º Encontro de RPG será neste sábado, das 10h às 18h, na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, localizada na Rua Santos Dumont, O-40, Centro de Pederneiras. Mais informações: (14) 3252-3100.

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura de Pederneiras
Rua: Siqueira Campos, n° S-64 - Centro