11 JUL 2019
Prefeitura vai denominar Clínica Veterinária Municipal amanhã em Pederneiras e também amplia os atendimentos na área

Nesta sexta-feira, 12, a partir das 16h, a Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza a cerimônia que nomeará a Clínica Veterinária Municipal, como “Rubens Chacon”, veterinário do município falecido em 1992, aos 28 anos de idade.

A clínica, em funcionamento desde 2017, realiza atualmente, cerca de 75 atendimentos clínicos veterinários e/ou paliativos e mais 90 cirurgias de castração todos os meses. Este trabalho foi ampliado graças aos investimentos realizados, inclusive com a contratação de mais duas veterinárias.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente, responsável pelos serviços, antes, com apenas uma veterinária, o serviço ficava restrito. Agora, com a chegada de duas novas veterinárias, os atendimentos ampliaram. “Desde abril, com a chegada das veterinárias, nós mais que duplicamos nossa capacidade de atendimentos veterinários e cirurgias de castração. Essa era a intenção principal”, explica a secretária Paula China. Além disso, segundo ela, com os novos profissionais, aumenta a prestação de serviços oferecidos na área. “Hoje temos uma veterinária específica para atender nos bairros e cuidar com mais atenção do Abrigo Municipal de Animais e dos acompanhamentos de doação. Antes, tudo era feito apenas por um profissional”, conclui Paula China.

Para se ter uma ideia, até março deste ano, a média de atendimento veterinário era de 40 mensais. Agora, esse número subiu para 75 atendimentos ao mês. As cirurgias de castração também deram um salto. Até março, eram realizadas, em média, ao mês, 40 cirurgias. Hoje, são feitas 90 castrações cirúrgicas a cada mês. Tudo gratuitamente para as pessoas que se encaixam dentro dos critérios da legislação vigente.

Além da melhoria nos números, as novas veterinárias conseguem dar mais atenção para os cães e gatos do Abrigo Municipal de Animais. Hoje, das três veterinárias da prefeitura, uma fica responsável pelo Abrigo de Animais e pelas questões de adoção, como retornar visitas para verificar se os animais adotados estão sendo bem cuidados pelas novas famílias.

O foco principal de atendimento são cães e gatos da população mais carente. "Estamos trabalhando muito para melhorar as condições do atendimento veterinário no município, algo que era quase inexistente antigamente. Agora temos a clínica, reformamos e ampliamos o Abrigo de Animais, e contratamos mais duas novas veterinárias. Agora são três médicas veterinárias para cuidar dos nossos animais e acelerar as cirurgias de castração agendadas”, explica o prefeito Vicente Minguili.

Serviço

A cerimônia de nomeação da Clínica Veterinária Municipal “Rubens Chacon” será amanhã, 12 de julho, sexta-feira, às 16h, na Rua Professor Antônio Volponi, O-11, Vila Schiavon, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (antigo Tiro de Guerra”.