Cerca de 400 alunos das Emefs Monsenhor Celso, Maria Elena P. Bertolini, Eliazar Braga, João Antonio Carminato, Profª Anna Ruiz, Prof. Dr. Nivaldo Dias de Souza e Prof. Antonio Simões participam da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) representando o município de Pederneiras. Eles passaram por uma avaliação no dia 17 de maio contendo 10 questões relativas à Astronomia. O resultado será divulgado nos próximos dias.
A OBA tem o objetivo de difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse das crianças pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. Desde o início do ano, os professores estão desenvolvendo com seus alunos diferentes atividades práticas e teóricas.
“Estamos ansiosos pelos resultados. Trabalhamos muito para oferecer um conteúdo diversificado aos nossos alunos, com atividades específicas sobre a astronomia”, explica a secretária municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel.
Desde o início do ano, várias atividades foram realizadas com os alunos em sala de aula com conteúdo específico sobre astronomia, tudo desenvolvido pelos professores com apoio da coordenação e direção das escolas. Além disso, foram realizadas visitas pedagógicas ao Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" – Unesp/Bauru e CEAJ- Centro de Estudos de Astronomia de Jaú, com as quais os alunos puderam finalizar todo o trabalho desenvolvido em sala de aula, tornando-o mais significativo.
Os alunos e professores da Emef Monsenhor Celso também assistiram uma palestra com a professora Nathália Lopes, formada em Física pela Unesp. Além de todo o conhecimento adquirido, professores e alunos recebem certificado de participação e concorrem a medalhas ouro, prata ou bronze.