A Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras iniciou hoje, 22, segunda-feira, a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe Influenza em todas as unidades de saúde do município. Nesta segunda fase, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A campanha começou no dia 10 de abril e, desde então, foi priorizada a vacinação de crianças com idade entre 1 e 5 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha dos grupos é do Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
Em Pederneiras, a meta é vacinar 12.734 pessoas dos grupos prioritários.
PREVENÇÃO
Para prevenir a gripe, é recomendável algumas medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.
Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.