Alguns professores e supervisores das Escolas Municipais de Pederneiras foram selecionados e já começaram um período de capacitação para atuarem no desenvolvimento dos Programas “Amigos do Zippy” e “Passaporte: Habilidades para a Vida”. A formação visa capacitar os professores para o desenvolvimento das atividades dos dois Programas em sala de aula.
“É uma preparação para conhecer o material, familiarizar-se com os módulos, experimentar na prática as atividades, para depois desenvolver com as crianças na escola”, explicou a secretária municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel.
O que é o Amigos do Zippy
O Amigos do Zippy é um programa de Educação Emocional que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos e a explorar várias maneiras de lidar com eles.
O programa não tem o objetivo de solucionar um problema específico do aluno, mas sim promover o bem-estar e encorajar a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma. Ele apresenta uma série de seis histórias, com um grupo de crianças e o Zippy – um inseto bicho-pau. Nessas histórias, os personagens vivenciam situações de dificuldades que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas, entre outras. Cada história é ilustrada com uma série de figuras coloridas e são trabalhadas em sala de aula durante o ano letivo.
Em Pederneiras, o Amigos do Zippy será trabalhado com todos os alunos dos 2ºs anos da Rede Municipal de Educação. Já o programa Passaporte: Habilidades para Vida será trabalhado em sala de aula com os alunos dos 5ºs anos das Emefs Profª Anna Ruiz Fernandes Furlani, do bairro Leonor Mendes de Barros, e Emef Monsenhor Celso, do bairro Cidade Nova, ambas de período integral.