Grupo de artistas traz atividades gratuitas de incentivo à leitura no Parque Ecológico, Rua Nove de Julho e Biblioteca Municipal
Os Cabeças de Livro chegam a Pederneiras amanhã, dia 13, trazendo um convite à população para participar de um ato de leitura pública. Essa é uma das atividades gratuitas que o grupo desenvolverá na cidade a partir das 8h30, no Parque Ecológico Vale do Sol. Haverá também oficina de ilustração e a Intervenção Cabeças de Livro na Rua Nove de Julho a partir das 10h.
O projeto Cabeças de Livro é uma realização da Giralua Companhia das Artes e foi premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). O principal objetivo dos Cabeças de Livro é tirar as palavras do papel e dar a elas vida, espalhando-as aos quatro ventos. Para isso, eles vão além de muros e paredes, e levam a literatura para locais públicos, como ruas e praças.
No elenco, estão Alessandro Brandão, Camila Caparroz, Fabiana Castro, Giovanna Viscelli, Mariza Basso, Talita Neves e Val de Castro. Eles são artistas de diversas expressões, como dança, teatro e artes plásticas e, juntos, pesquisam a leitura como performance, para circularem com uma obra artística de conteúdo atemporal e poético.
Saiba mais sobre as atividades desta quarta-feira:
Flashmob: Convocação para ato de leitura em local público
A palavra flashmob quer dizer “mobilização rápida”. É quando um grupo de pessoas se une em local determinado e, juntos, realizam por alguns minutos, ou horas, uma atividade. O objetivo é chamar a atenção de quem está ao redor e promover uma quebra no ritmo da rotina. Para participar do flashmob com os Cabeças de Livro, basta pegar um livro e se unir ao grupo no horário agendado no Parque Ecológico “Vale do Sol”, às 8h30.
Intervenção Cabeças de Livro
Um momento para ouvir histórias e se encantar! É essa a proposta da intervenção. Com livros nas mãos e palavras na ponta da língua, os Cabeças de Livro interagem com o público recitando versos, contando histórias, cantando e despertando as alegrias e surpresas que a literatura proporciona. A atividade é realizada em espaços abertos, como ruas, parques e praças. Em Pederneiras, a atividade será realizada na Rua 9 de julho, das 10 ao meio-dia.
Oficina de Ilustração: Pinturas de Horror em Aquarela
Nesta oficina, os participantes utilizarão matérias e suportes diversos como tinta e lápis aquarela, carvão, giz de lousa e lápis grafite para criarem imagens a partir de contos. É uma oportunidade de aprender técnicas em desenho e deixar a imaginação fluir. Serão 20 vagas destinadas a pessoas a partir de 12 anos. A atividade será realizada na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, a partir das 14h30.
Serviço
O Projeto Cabeças de Livro se apresenta nesta quarta-feira, 13 de março, em Pederneiras. Os artistas farão um Flashmob das 8h30 às 9h30, no Parque Ecológico “Vale do Sol”, localizado na avenida Bernardino Flora Furlan, 731. Depois, das 10h às 12h, haverá uma Intervenção Cabeças de Livro na Rua 9 de Julho com danças e cores, e uma Oficina Pintura em Aquarela das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, na Rua Santos Dumont, 40, Centro.