A ação começará por Santelmo onde há mais casos de dengue no município de Pederneiras
O combate à dengue em Pederneiras vai ganhar um novo reforço. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir desta quinta-feira, 28, o carro Fumacê vai percorrer as ruas do Distrito de Santelmo pulverizando inseticida para exterminar os mosquitos adultos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Fumacê começa as 17h e a orientação é que os moradores abram portas e janelas para a pulverização atingir os mosquitos que estão no interior das residências.
O Fumacê começa pelo Distrito de Santelmo onde há um maior número de casos de dengue. “Nossa preocupação é também exterminar o mosquito adulto da dengue, que é quem pode transmitir a doença para as pessoas. O Fumacê mata o mosquito adulto e corta o elo de transmissão da dengue”, diz o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Luiz Pereira.
O secretário alerta, no entanto, que mesmo com a aplicação do Fumacê a comunidade deve continuar com os cuidados básicos nos quintais, mantendo a limpeza. “A aplicação do Fumacê é uma ação complementar das demais iniciativas de combate ao Aedes Aegypti. Todos os moradores de Santelmo devem redobrar a atenção e realizar em suas casas aquela vistoria, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e virar criadouro do mosquito transmissor”, lembra.
Vale ressaltar que a aplicação do Fumacê não faz mal à saúde humana e de animais de estimação como cães e gatos. Já animais pequenos, como passarinhos, devem ser colocados momentaneamente em locais fechados até a fumaça dispersar.
Cuidado redobrado!
Além de manter os quintais limpos e não jogar lixo em terrenos ou na rua, vale lembrar também que o ideal é colocar areia em vasos de flor para evitar acúmulo de água, manter sempre as caixas de água fechadas, manter latas e vasilhames de boca para baixo ou fechados e evitar que pneus e outros recipientes fiquem jogados acumulando água. Tudo isso pode contribuir para afastar a dengue da sua casa. Mas fica o alerta: todos têm que contribuir, então se seu vizinho não colabora, vale denunciar pelo telefone (14) 3283-9570.
O mosquito da dengue consegue voar muito longe. Então se você limpa sua casa, mas seu vizinho não toma cuidado, infelizmente você corre risco, por que o vetor vai voar para a sua casa. A limpeza tem que ser diária, constante e todos devem ajudar. Todos devem colaborar.
Casos confirmados
A atualização enviada nesta semana sobre o número de casos de dengue em Pederneiras confirma que o município tem 31 casos positivos da doença. Destes, 23 foram confirmados no distrito de Santelmo.
O secretário explica que em Santelmo a situação é atípica. Os casos do distrito podem ser explicados pela proximidade com Bauru, onde há um surto, e com a dificuldade que a Prefeitura encontra em localizar e combater focos de dengue dentro das residências das pessoas. “Santelmo é um distrito situado perto de Bauru, essa proximidade, aliada ao fato que muita gente de lá se desloca a trabalho ou passeio quase que diariamente para Bauru, pode contribuir para a entrada da doença no Distrito. Uma vez que a pessoa é contaminada, ela passa a ter o vírus e traz esse vírus para cá, contaminando o mosquito que vai contaminar outras pessoas”, explica Pereira.