A escola de tempo integral EMEF Profª Anna Ruiz Fernandes Furlani realizou ontem, segunda-feira, 25, uma passeata com o tema “Todos juntos contra a dengue” com o intuito de sensibilizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
A mobilização contra a dengue contou com dezenas de alunos, que distribuíram panfletos e colaram cartazes em vários pontos do bairro Leonor Mendes de Barros (posto de saúde e comércio em geral), a fim de alertar a população sobre como adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com a proliferação desse mosquito.
A Emef Anna Ruiz atende 207 alunos com faixa etária entre 6 e 10 anos em período integral. Na escola, os professores realizaram diversas atividades em sala de aula sobre o ciclo do mosquito Aedes Aegypti, os sintomas da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, reforçando as medidas de prevenção que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.
“Nós temos uma preocupação grande com a proliferação do mosquito da dengue, principalmente nesta época de chuvas de verão. Por isso, fizemos essa mobilização a partir de trabalhos que realizamos em sala de aula e o resultado foi muito positivo, pois além das crianças aprenderem, elas levam o conhecimento para casa e cobram os pais no combate à dengue”, explica a diretora da escola, Danieli Aparecida Modesto Stabile.
Durante a mobilização, os alunos encontraram muito lixo jogado nas ruas e bueiros. Eles relataram aos professores que perceberam que as pessoas não estão muito preocupadas com a mobilização contra a dengue. “Com base nesses dados dos alunos e visando reforçar medidas de prevenção, nós estamos intensificando os trabalhos em sala de aula, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, que forneceu panfletos com orientações à população sobre combate à Dengue e ao escorpião. Também utilizamos nas aulas diversos vídeos, textos informativos, cartazes, folhetos e oficina com receita caseira de repelente de citronela”, finaliza Danieli.