Para o cearense João Bosco e Nascimento Silva, 52 anos, a vida já não tinha mais sentido: alcoólatra, morador de rua em Pederneiras, com problemas de saúde, sem família. Mas, quando menos esperava, a vida lhe sorriu novamente. Depois de 30 anos, João reencontrou seus familiares graças a um trabalho realizado pela Prefeitura de Pederneiras, por meio do CREAS, em parceria com a instituição social Comunidade Casa de Maria.
Como tudo aconteceu
Depois de passar mal e se dirigir ao Pronto Socorro em janeiro do ano passado, João foi encaminhado para a Casa de Maria, instituição sem fins lucrativos que acolhe pessoas em situação de rua. Chegou debilitado, mas depois de todo o atendimento realizado pela instituição, conseguiu se recuperar fisicamente, ganhou prótese dentária e recuperou todos os documentos.
Depois de um ano morando na instituição, a procura por familiares começou e para isso, o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Prefeitura Municipal foi acionado para dar o suporte nas buscas. A assistente social Suevani Rocha, de Cedro, no Ceará, cidade de origem de João, conseguiu encontrar familiares que colocaram o irmão, Francisco, que mora em São Paulo e não via João há 30 anos, em contato com o CREAS de Pederneiras. Assim, o reencontro foi articulado na semana passada e, cheio de emoção, contou com mais uma surpresa: junto de Francisco, veio Mayra, filha de João, que não via o pai há 25 anos.
Vida nova
“É um milagre! Todos falavam para desistirmos, mas eu e meu tio Francisco nunca perdemos a esperança de rever meu pai. É muita emoção. Agradeço todo o empenho da Prefeitura de Pederneiras por ter proporcionado esse reencontro e à Casa de Maria por ter cuidado tão bem do meu pai e ter proporcionado novamente dignidade a ele. Agora ele tem uma família de novo!” disse Mayra, filha de João.
A família de João já o procurava há anos, inclusive buscando programas televisivos, ONG’s e a Polícia, mas sem sucesso. Depois desse reencontro, João, seu irmão Francisco e sua filha Mayra, voltaram para São Paulo.
“Ficamos muito felizes por ter encontrado a família de João. Um dos serviços do CREAS é esse, fortalecer os vínculos familiares que por algum motivo foram rompidos. E o CREAS continua trabalhando na orientação e encaminhamento dos cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município e também oferecendo informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimulando a mobilização comunitária”, explica Leticia Calobrizi, coordenadora do CREAS de Pederneiras.
Para o prefeito Vicente Minguili, situações como esta retratam o verdadeiro sentido de investir na área social. “É fazer o bem sem olhar a quem, resgatar a família, a dignidade das pessoas. Isso não tem preço. Por isso, parabenizo a secretária de Desenvolvimento social, a equipe do CREAS e a Casa de Maria por esse trabalho tão valioso”, finaliza o prefeito.