A Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Eliazar Braga recebeu a visita do arqueólogo jauense Fábio Grassi, que realizou um trabalho de escavação em Pederneiras e, como contrapartida, ministrou uma palestra para dezenas de alunos sobre a profissão e a importância de um arqueólogo.
O arqueólogo Fábio Grossi reside em Jaú e é responsável pelo Museu Histórico daquela cidade. Ele viaja para vários municípios fazendo escavações a procura de sítios arqueológicos que guardam a história dos locais e seus habitantes. Muitas empresas, notadamente aquelas na área de mineração, contratam profissionais em arqueologia para fazer essas escavações nos locais onde será aberta a empresa para se certificar que não há no local fósseis ou materiais arqueológicos que possam ser comprometidos com as atividades.
“O trabalho do arqueólogo é muito importante para conhecer e preservar a história. Foi essa mensagem e um pouco desse trabalho importante que ele veio trazer para os alunos da EMEF Elizar Braga”, explica a Historiadora e Diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Anna Carolina da Fonseca Oliveira.
Em Pederneiras, o arqueólogo jauense veio fazer uma escavação em terreno particular de uma empresa que pretende se instalar no município, nas imediações da Fazenda Santa Lúcia, na região do Distrito de Vanglória. Segundo o levantamento do profissional, não foi encontrado nada de valor histórico na área escavada.