12 FEV 2019
Prefeitura de Pederneiras entrega ampliação de escola municipal de período integral

A Prefeitura Municipal de Pederneiras inaugurou ontem, segunda-feira, dia 11 de fevereiro, a ampliação da Escola Municipal “Anna Ruiz Fernandes Furlani”, localizada no Residencial Paraíso, nas imediações do bairro Leonor Mendes de Barros. Foram construídas 4 novas salas de aula com investimento de R$ 200 mil dos cofres municipais. Estiveram presentes o prefeito Vicente Minguili, o vice-prefeito Marcio Urrea, a secretária municipal de Educação Fernanda Figueiredo Fabri Maciel, familiares de Anna Ruiz Fernandes Furlani, servidores municipais, alunos e pais. Além das homenagens à Anna Ruiz e sua família, alunos do 5º ano realizaram apresentações de musicalização e dança que aprendem na escola, instruídos pelas professoras Kerley e Jenifer.

Até o ano passado, eram cerca de 170 alunos estudando na escola. Desde o último dia 4 de fevereiro, quando iniciou o ano letivo, a escola passou a atender 207 crianças entre 6 e 10 anos em período integral, mas a grande questão é que além de ampliar o atendimento, os alunos passaram a ter muito mais comodidade. Pela manhã, eles têm aulas equivalentes ao ensino fundamental e, no contra turno, eles aprendem Música, Dança, Informática, Inglês, Meio Ambiente, Arte e Educação Física. Após a ampliação, a escola municipal passou a ter 1.010 m2 de área construída.

Quem foi Anna Ruiz Fernandes Furlani?

Nascida em Pederneiras, Anna Ruiz Fernandes Furlani iniciou sua carreira como professora em 1950 na Escola Técnica de Comércio “Anchieta” onde dava aulas de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica. Posteriormente, lecionou Artes Industriais, Educação Artística e, por último, Desenho. Apesar de ser professora efetiva na Escola Estadual “Anchieta”, lecionou em todas as instituições de ensino do Estado em Pederneiras, inclusive nos distritos Guaianás e Vanglória.

Dona Anita, como era carinhosamente chamada por todos, sempre soube entender os alunos, ouvindo e respeitando em suas necessidades e dificuldades, procurando ter sensibilidade e manter o coração aberto. Acolhia a todos porque sempre acreditou neles. Trabalhou tantos anos com os jovens que a crença na juventude foi fruto de sua bondade. A saudosa professora faleceu no dia 01 de junho de 2009, com 81 anos de idade.

12/02/2019
Inauguração das obras de ampliação da EMEF "Anna Ruiz Fernandes Furlani"