Neste final de ano, todos os alunos das Emefs de Pederneiras participaram da cerimônia de encerramento do Programa “Amigos do Zippy” para comemorar o que aprenderam no decorrer do programa e celebrar o fato de que, agora, estão mais equipados e mais fortes para lidar com situações diferentes e para ajudar outras pessoas. No final, as crianças receberam certificado de participação.
Todas as classes do 2º ano das 10 escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Pederneiras em 2017 e 2018 foram contempladas, beneficiando aproximadamente 1100 alunos.
“Amigos do Zippy”
O Programa compreende uma série de seis histórias intituladas “Amigos do Zippy”. O Zippy é um inseto – um bicho pau – e seus amigos Leila, Tiago e Sandy. As histórias mostram os amigos enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades. As aulas dão a oportunidade aos alunos de refletirem e criarem estratégias para os problemas apresentados, sendo complementadas por jogos lúdicos que possibilitam experimentar suas sugestões à medida que suas habilidades emocionais e sociais são desenvolvidas.
O Programa Amigos do Zippy é uma parceria entre a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a ASEC- Associação pela Saúde Emocional de Crianças e a AB Brasil, empresa do grupo ABF- Associated British Foods, que está apoiando financeiramente o projeto. Foram capacitados, professores das respectivas classes, tutores representantes de cada escola e supervisores da Secretaria Municipal de Educação.
Depoimento - Nilva Sanches Grecco, coordenadora da ASEC e formadora da turma:
“Realizar a capacitação dos professores e tutores e acompanhá-los ao longo do ano é imensamente gratificante, pois tenho a oportunidade de ver na prática, os professores oferecendo a oportunidade das crianças buscarem por elas mesmas as respostas. Como exemplo, um garotinho que, ao terminar o programa, disse que o que aprendeu com o Zippy, foi não bater mais nos amigos; quando está com raiva, agora ele procura a professora para conversar. Também tenho o exemplo de uma professora que disse ter vivenciado perdas importantes na vida, mas que depois de ter participado do Programa, ela tem conseguido fazer coisas para se sentir melhor e enfrentado as dificuldades da vida com mais leveza e aceitação.”
Depoimento - AB BRASIL:
“Por meio desse projeto tão nobre queremos retribuir à sociedade um pouco dos resultados alcançados, estabelecendo relações éticas e transparentes. Contribuir com o Amigos do Zippy é uma forma de participar do crescimento de nossa comunidade proporcionando à população atendida melhor qualidade de vida, equilíbrio emocional e absorção do ensino e aprendizado.”
Depoimento - Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Romero:
“Fomos agraciados com esse belíssimo programa de aprendizagem emocional e social que veio aumentar a capacidade das crianças de construir relacionamentos e desenvolver habilidades de tomada de decisão responsável e consciente. O feedback das crianças, dos familiares, professores e gestores das escolas é extremamente positivo e isso nos deixa imensamente felizes.”