Objetivo da reunião é apresentar para a população o resultado final do Plano Diretor do município antes de enviar projeto de lei para Câmara de Vereadores
Na próxima quinta-feira, 25, a secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Pederneiras realiza a audiência pública final da revisão do Plano Diretor Participativo e Plano de Mobilidade Urbana. O encontro será no Teatro Municipal “Flávio Razuk”, a partir das 19h e terá como objetivo apresentar para a população o resultado final do Plano Diretor Municipal para a população e, a partir daí, encaminhar o projeto de lei referente à revisão do Plano Diretor para aprovação da Câmara Municipal.
“Chegamos ao final de uma proposta trabalhosa, que era rever o Plano Diretor de Pederneiras a partir das novas necessidades do município e das demandas levantadas em todas as reuniões que fizemos com moradores nos mais diversos bairros do município. Temos a convicção que esse novo Plano Diretor vai nortear de forma clara, legal e sustentável o crescimento do município pelas próximas décadas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Arlindo Falcão.
O Plano Diretor de Pederneiras começou a ser revisado há quase dois anos. Desde então, muitas reuniões e audiências foram realizadas para levantar demandas do município junto à população e, principalmente, prestar contas à população do encaminhamento dos trabalhos, algo necessário para dar transparência ao processo. O Plano Diretor, de maneira sucinta, é um conjunto de regras que definirão o que pode e o que não pode na hora de, por exemplo, o cidadão construir uma casa ou abrir um negócio em determinado bairro, ou de uma construtora realizar um loteamento.
“O Plano Diretor é de suma importância para o crescimento sustentável e equilibrado do município. Ele determina o princípio da vivência coletiva, onde o desejo de um não pode prevalecer sobre o desejo coletivo. O Plano Diretor é justamente isso, é o desejo coletivo em relação ao que é público, às necessidades dos bairros e do município em geral”, complementa o prefeito Vicente Minguili.
Uma novidade é o plano diretor de Mobilidade Urbana, que faz parte integrante da revisão do Plano Diretor Municipal de Pederneiras. Nele, está previsto deixar a cidade integrada e articulada no sentido de facilitar o acesso e a mobilidade dos cidadãos para os serviços públicos disponíveis.
Outra importante novidade trazida pela Revisão do Plano Diretor é a intenção de criar o Plano de Revitalização do Centro Histórico do município de Pederneiras, área que, pela lei, será compreendida entre as ruas Rio Branco e XV de Novembro, Avenida Paulista e margem esquerda do Ribeirão Pederneiras. A intenção é propor a preservação do patrimônio histórico do Município de Pederneiras conciliada com melhorias públicas e atividades residenciais, de serviços e comerciais de pequeno e médio porte nesta área, notadamente a mais antiga e de grande valor histórico para o município.