04 OUT 2018
Prefeitura constrói novas canaletas no bairros Cidade Nova e Leonor Mendes em Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras deve concluir até a próxima segunda-feira, 8, a construção de mais duas passagens de água (canaleta) nos bairros Cidade Nova Leonor Mendes de Barros, nas proximidades do Caic. Outra passagem de água havia sido construída na Cidade Nova na semana passada.

“É um trabalho de formiguinha. Estamos construindo essas canaletas com recursos próprios, com materiais que estamos economizando no dia a dia. Aos poucos, estamos conseguindo atender as demandas e construindo essas canaletas nos bairros onde havia grande necessidade”, explica o secretário de Operações Urbanas, Val Grana.

De acordo com o secretário, desde o início de 2017, já foram construídas 50 passagens de água em todas as regiões da cidade. “A intenção é continuar identificando locais críticos e instalar as passagens de água para melhorar a vida do cidadão”, diz. Ainda segundo Val Grana, cada canaleta construída gera uma economia de R$ 10 mil para os cofres municipais. “Esse é o valor que economizamos, porque construímos com materiais que economizamos em outras obras, evitando o desperdício. Nós utilizamos mão de obra e material próprio da prefeitura, fazendo gestão e fazendo mais com menos”, finaliza.

As passagens de água, popularmente conhecidas como canaletas, são importantes para guiar o fluxo de água das enxurradas em dias de chuva, evitando enchentes e, principalmente, deterioração do asfalto. Além disso, as canaletas acabam servindo como redutor de velocidade para os veículos, aumentando a segurança de quem transita nas ruas. Elas são construídas com blocos de concreto e ferro, feitos no almoxarifado municipal, e massa asfáltica.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024