02 OUT 2018
Teatro Municipal de Pederneiras recebe hoje espetáculo infantil “Saltimbancos”

Fábula musical será interpretado por 75 alunos da Emef Anna Ruiz e faz parte do projeto pedagógico da escola

Uma das expressivas obras de teatro musical dedicada ao publico infantil no Brasil, “Os Saltimbancos”, será encenada no Teatro Municipal “Flávio Razuk” hoje, 2, às 20h, por 75 alunos da escola de período integral Emef Anna Ruiz Fernandes Furlani, do bairro Leonor Mendes de Barros. O espetáculo é produzido, dirigido e encenado pelos alunos, com a participação do corpo docente da escola e é resultado do projeto pedagógico desenvolvido durante o ano nas diversas disciplinas oferecidas em sala de aula.

“No início do ano, foi escolhido o tema 'Os Saltimbancos' para se trabalhar em sala de aula, nas mais diversas vertentes do ensino. Cada professor trabalhou esse tema em sua disciplina durante o ano e a peça de teatro é uma forma de apresentar o resultado de todo esse trabalho”, explicou a supervisora pedagógica Silmara Carvalho Ferreira.

A fábula musical “Os Saltimbancos” foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, no final de 1976, da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. A peça narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Os bichos representam, hipoteticamente, faixas sociais da sociedade como os trabalhadores, os patrões, os artistas e os militares e, a partir daí, mostram algumas tramas sociais vivenciadas no cotidiano de hoje.

Outro ponto forte do espetáculo são as canções de “Os Saltimbancos”, como “Bicharia”, “História de uma gata”, “Minha canção” e “Todos juntos”. Ao longo dos anos, elas penetraram no imaginário de gerações de crianças (e adultos) e até hoje são lembradas e emocionam a cada espetáculo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024