Entre as várias ações que são levadas em conta nas diretivas do PMVA, a sustentabilidade dos prédios públicos é uma das principais. Atuando com planejamento e gestão sustentável, a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras realizou várias adaptações no prédio onde se encontram também a Clínica Veterinária Municipal, o Jardim Sensorial e o Centro Municipal de Educação Ambiental.
O local virou um modelo de instalação ambiental sustentável. Foram instaladas cisternas para captação de águas pluviais e circuito de iluminação individualizado, que visa economia de energia. Além dessas instalações, o prédio conta com lixeiras para Coleta Seletiva; Janelas amplas e portas de vidro; Ecoponto de lâmpadas, pilhas e baterias; Ventilação Cruzada; Sensores de presença; Circuito de Iluminação individualizada e instalação de lâmpadas de LED, mais econômicas; Captação Pluvial; Bicicletário e divisórias de MDF entre as repartições.
“São ações que, nesse primeiro momento, adotamos como piloto na Secretaria de Meio Ambiente e que temos a intenção de estender essas práticas sustentáveis para outras secretarias, ampliando as ações ambientais para economia de energia e de água, evitando a produção de lixo e o desperdício de recursos naturais”, explica o secretário interino de Meio Ambiente, Val Grana.