Os 10 anos do Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario” foram comemorados na última sexta, dia 29, com uma cerimônia cheia de emoção, realizada pela secretaria municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pederneiras. O evento contou com a presença do Prefeito Vicente Minguili, do vice-prefeito Marcio Urrea, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Aline Hermoso Mustacio Artioli, de familiares de Izavam Ribeiro Macario que dá nome ao Centro Cultural, e de Wilson Ruiz Fernandes, que ganhou uma exposição em sua homenagem, além de outros convidados que fizeram parte da história do Centro Cultural e de demais colaboradores da Prefeitura.
Durante a cerimônia, houve homenagens à esposa de Wilson Ruiz Fernandes, Odette Canella Ruiz, à memória do próprio Wilson e também à Izavam Ribeiro Macario, seguido pelo descerramento de uma placa comemorativa aos 10 anos do Centro Cultural.
“Foi muito emocionante participar desse momento tão importante para a cultura do município. E quero agradecer a todos que prestigiaram, principalmente os familiares do Izavam que estiveram presentes: as irmãs Ana Maria e Vera e a filha Izaela; e a famíla do Wilson: a esposa, dona Odette, e as filhas Cecília Odette e Carla Inês”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.
Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”
Antes de sua inauguração em 29 de junho de 2008, o local abrigava a antiga estação, que estava abandonada, com pichações e depredada. Após a restauração, o local se transformou no Centro Cultural do município, uma área destinada ao desenvolvimento e conservação da cultura, dos valores e da história de Pederneiras.
Durante esses 10 anos, o Centro Cultural recebeu dezenas de exposições, sobretudo de artistas e histórias locais. O local também abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Posto de Informações Turísticas – PIT, inaugurado em 2017, uma Galeria de Prefeitos e vários painéis com a história cronológica do município.
Há também um museu com aproximadamente 300 peças da ferrovia e de outras tantas que guardam recordações históricas de Pederneiras e seu povo. Grande parte do acervo é doação de moradores locais.
Exposição “Memorial Wilson Ruiz Fernandes”
A exposição ficará em exibição no Centro Cultural durante todo o mês de julho contando um pouco da história do pederneirense Wilson Ruiz Fernandes, professor e engenheiro que deixou marcas profundas na história de Pederneiras. Foi ele quem criou o sistema de numeração predial da cidade, cujos números das residências se orientam através dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), tendo como referência o centro da cidade, no caso, o cruzamento da rua Belmiro Pereira com a Avenida Tiradentes. Ele também foi o projetista de importantes obras da cidade como o Estádio Municipal “Antonio Ruiz Romero”, do Cruzeiro Cestobol Clube e de alguns prédios do Clube Alvorada de Pederneiras. A exposição terá dezenas de documentos, fotos e outros arquivos do acervo pessoal da família de Wilson Ruiz Fernandes.
Serviços
O Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario” está localizado na Rua Prudente de Moraes, S-211, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Veja mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/prefeituramunicipaldepederneiras/albums/72157670740967808