Objetivo da grande reportagem é mostrar para o país todo as riquezas e potenciais logísticos para o transporte da hidrovia. Pederneiras foi escolhida como sede do projeto
Uma equipe de profissionais de comunicação da Presidência da República está em Pederneiras desde o último domingo, 24, para levantar dados e imagens para produzir uma grande reportagem sobre a Hidrovia Tietê-Paraná. A intenção é transformar a reportagem em livro e também em um documentário para mostrar a Hidrovia Tietê-Paraná como modelo de modal de transporte para todo o país.
Hoje, grande parte dos grãos produzidos no centro-oeste do Brasil chega ao porto de Santos via hidrovia Tietê-Paraná, passando por Pederneiras, seguindo para os portos de Santos e Paranaguá de trem ou caminhão. A expectativa é de que 9 milhões de toneladas de grãos sejam transportadas este ano nesta hidrovia.
Segundo o assessor especial da Presidência da República, Du Altimari, que é quem está comandando o trabalho da equipe em Pederneiras, a intenção é mostrar para o país e para o mundo a hidrovia Tietê-Paraná como referência no transporte hidroviário.
“O prefeito Vicente me procurou no ano passado, muito preocupado com a possibilidade da hidrovia Tietê-Paraná parar novamente. Era uma preocupação séria, que poderia afetar muita gente. Nós entendemos a necessidade, entramos no contexto da situação e com uma série de reuniões vencemos esse obstáculo. A hidrovia não fechou e hoje ela transporta quase que um recorde de 9 milhões de toneladas de grão. Esse nosso trabalho vai mostrar a importância da Hidrovia como transporte para o crescimento do país e destacar a hidrovia Tietê-Paraná como referência no assunto”, explica Du Altimari.
A equipe da presidência da república continua em Pederneiras até a próxima sexta-feira, 29. Durante a semana eles visitam ainda vários municípios da região que são banhados pela hidrovia buscando informações, imagens e participando de reuniões com lideranças do setor hidroviário. Ontem, 25, a equipe foi recebida no Paço Municipal para as tratativas iniciais dos trabalhos. Após, o vice-prefeito acompanhou a equipe durante algumas visitas a empresas e a pontos específicos do Rio Tietê em Pederneiras.
“Tenho convicção que esse trabalho de mostrar os potenciais da hidrovia Tietê-Paraná trará bons frutos para Pederneiras. Fico feliz por perceber que o governo federal está dando uma atenção especial a algo tão rico e importante para a economia do país, que é a nossa hidrovia”, afirmou o prefeito Vicente Minguili. E o vice-prefeito Márcio Urrea completou: “por aqui, passa grande parte do desenvolvimento econômico do país. Essa nossa região tem um potencial enorme e Pederneiras está no centro de tudo isso. Continuaremos trabalhando para que a União, o Estado e a iniciativa privada invistam cada vez mais no transporte hidroviário da nossa região”.