Expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 12 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde
Começou ontem, 23, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza em Pederneiras. A vacinação segue até junho em todas as unidades de saúde do município, incluindo os distritos de Vanglória, Santelmo e Guaianás.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso a importância de manter em dia a higienização pessoal e dos locais que frequenta. A vacina diminui as chances de contágio da doença.
Grupos Prioritários
De acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que é quem está coordenado a campanha de vacinação em escala nacional, as vacinas contra a gripe Influenza estão disponíveis apenas para grupos prioritários que englobam crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores que atuam na área da saúde pública ou privada, professores da rede pública e particular, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.
Dia D
No dia 12 de maio, um sábado, a Secretaria Municipal de Saúde está programando o Dia D da vacinação contra a gripe Influenza em todas as unidades de saúde de Pederneiras, das 8h às 16h30. A intenção do Dia D é facilitar para que o cidadão que tenha dificuldade de ir até às unidades de saúde durante a semana possa receber a dose da vacina no sábado.
Além disso, a Secretaria de Saúde levará a vacinação aos internos do Asilo, Casa de Maria, Gaan, Casa Abrigo, Centro de Convivência do Idoso e para os enfermos e funcionários da Santa Casa de Misericórdia em dias pré-programados.
Serviços
O período da Campanha de Vacinação vai do dia 23 de abril a 1 de junho de 2018, das 8h às 15h30 em todas as unidades de saúde. O Dia “D” será em 12 de maio, sábado, das 8h às 16h30, em todas as unidades de saúde.