19 MAR 2018
Secretaria de Meio Ambiente realiza manutenção do projeto piloto da “Floresta Urbana” em Pederneiras

Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está realizando uma manutenção periódica completa do projeto-piloto “Floresta Urbana”, implantado em setembro de 2017 na Avenida Craveiro e Cravinho, nas imediações do Parque Ecológico.

O trabalho de manutenção consiste em realizar podas de levantamento de copa das árvores plantadas, roçagem da grama, aplicação de adubos e resíduos de podas, além da retirada de espécies invasoras, como as Leucenas. Todo esse trabalho de manutenção do Projeto Piloto “Floresta Urbana” é critério para o Programa Município Verde Azul, onde Pederneiras foi premiado em 3º lugar no ranking estadual e em 1º colocado entre municípios da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.

Implantar o projeto Floresta Urbana permitiu que a cidade desse um grande passo no desenvolvimento do meio ambiente e, com isso, conquistasse o selo do Programa Município Verde Azul.

Entenda

Durante a implantação do Projeto Piloto Floresta Urbana foram plantadas 39 árvores protegidas por gradil e tutor com altura superior a 1,50 metro da primeira ramificação. As espécies escolhidas foram Resedá, Ipê Branco, Ipê Amarelo e Aroeira Pimenteira. Todas foram plantadas em uma faixa de 1 metro de grama esmeralda, caracterizando uma calçada verde. O local escolhido para o plantio foram duas faixas de calçada na Avenida Craveiro e Cravinho, situada na lateral do Parque Ecológico Vale do Sol, ao lado da Base do Corpo de Bombeiros. No local, foram colocadas placas sinalizando as mudas e o projeto-piloto Floresta Urbana.

As placas de sinalização mostram para as pessoas que passam ali a importâncias daquela área para o município. Além de evitar que as árvores sejam danificados ou arrancadas, cria uma conscientização ambiental.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o trabalho de manutenção no espaço verde dedicado ao Projeto Piloto da Floresta Urbana recebe manutenções periódicas para que o local se desenvolva corretamente e atenda às expectativas do projeto ambiental.