Área próxima ao Parque Ecológico sofria grande processo erosivo iniciado entre os anos de 2010 e 2011, colocando em risco a nascente e a avenida próxima ao local
A Prefeitura Municipal de Pederneiras está realizando desde segunda-feira, 18, uma grande obra para estancar o processo erosivo em uma área de preservação permanente próxima ao Parque Ecológico. A área está localizada na Avenida Craveiro e Cravinho, no Parque Industrial “Fuad Razuk”. A expectativa é que a obra siga até esta quinta-feira, 21.
A reparação acontece em uma galeria de água pluvial que faz a captação de água de todo o Parque Industrial “Fuad Razuk”, incluindo as indústrias da região acima do Parque Ecológico. A necessidade de realização da obra surgiu devido a um processo erosivo iniciado entre os anos de 2010 e 2011 e o colapso da saída de água da tubulação de águas fluviais no local. Como nada foi feito durante todos esses anos, o processo se agravou.
“Depois que se inicia o processo erosivo, se não for realizada a composição da terra, a tendência é que a erosão aumente, por isso o prefeito Vicente solicitou que a obra fosse realizada antes que a temporada de chuvas começasse. Caso não fosse realizada, com as chuvas fortes, a lagoa poderia perder a capacidade de armazenamento de água, uma vez que todos os sedimentos iriam até ela e também poderíamos perder a avenida Craveiro e Cravinho”, disse Paulo Sérgio Lucas, secretário municipal de Meio Ambiente.
O objetivo da obra é a proteção da nascente para que ela continue fluindo, além da recomposição do fundo da vala, com pedras “pulmão”, para estancar o processo erosivo, sem prejudicar a nascente, e realizar a construção de uma escada hidráulica que tem como função dissipar a energia da água permitindo que a velocidade do escoamento seja reduzida com o material.
“Embora tenhamos decretado estado de emergência com as fortes chuvas ocorridas este ano, o Governo do Estado e o Governo Federal não conseguiram suprir todas as nossas necessidades. Por isso, resolvemos realizar essas obras com recursos próprios antes que as chuvas que geralmente ocorrem no início do ano prejudiquem ainda mais o local e a nossa população”, disse o Prefeito Vicente Minguili. E completou: “Estamos trabalhando muito para prevenir que as fortes chuvas não prejudiquem o município como tem acontecido nos últimos anos”.