28 AGO 2017
Prefeitura de Pederneiras implanta programa municipal de recuperação de nascentes

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está implantando o Programa Municipal de Recuperação de Nascentes visando desenvolver ações de incentivo à preservação e recuperação das nascentes de rios e córregos no município. Segundo dados da Prefeitura, há cerca de 100 nascentes espalhadas pelos 743 km2 do município de Pederneiras.

“Esse programa é um incentivo aos proprietários de imóveis rurais que possuem em suas propriedades nascentes e que necessitam de restauração ecológica, através do plantio de mudas de árvores nativas, objetivando sua proteção e garantindo e aumentado o fluxo de água no município”, explica o secretário municipal de meio ambiente Paulo Sérgio Lucas.

Mata Ciliar e a Água

A recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade o fluxo da água para o município. Sem mata ciliar, as nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam (solapam) e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. “Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água”, exemplifica Lucas.

Como será o Programa de Recuperação

O programa prevê ações em parceria público privada para a proteção e recuperação de nascentes, sobretudo em áreas particulares, buscando restaurar suas áreas de preservação permanente com vegetação nativa. Para o proprietário rural que aderir ao programa municipal de recuperação de nascentes, o município fornecerá o projeto técnico, 50% das mudas de árvores nativas e isentará o pagamento de uso do equipamento trator ar com grade para o preparo do solo.

Queremos recuperar o maior número possível de nascentes, protegendo-as e ainda aumentando a cobertura vegetal na área do município”, afirma Lucas. Segundo ele, cada nascente equivale a uma área de 0,785 hectares, ou 7.850 metros quadrados, onde podem ser plantadas até de 1.300 mudas. A intenção é restaurar 40 mil metros quadrados de área de preservação permanente de nascente até dezembro deste ano. Até lá, 6.540 mudas deverão ser plantadas.

Certificado e Selo Nascente Modelo

Os proprietários rurais que voluntariamente aderirem ao Programa Municipal de Recuperação de Nascentes e concordarem com as obrigações contidas no Termo de Compromisso firmado junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberão o certificado de participação ao programa, além do Selo Nascente Modelo, ícone do comprometimento com a preservação do meio ambiente e preocupação com a segurança dos recursos hídricos do município de Pederneiras.

“Estamos investindo muito nas questões do meio ambiente de Pederneiras. Hoje temos uma secretaria de fato, que funciona e que está buscando a preservação do meio ambiente e a fiscalização ambiental. Esse programa de recuperação de nascentes é mais uma ferramente que estamos implantando para garantir qualidade de vida e sustentabilidade para a nossa cidade”, comenta o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.