24 AGO 2017
Prefeitura de Pederneiras constrói 20 passagens de água na cidade

As passagens de água, popularmente conhecidas como valetas, orientam o escoamento correto das águas da chuva evitando processos de erosão. Além disso, agem como redutores de velocidade, contribuindo para o aumento da segurança no trânsito. Só neste ano, a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Logística, já construiu 20 passagens em diversos bairros de Pederneiras, beneficiando toda a população.

Satisfação - Edemilson Gomes de Souza, conhecido como Preto, é proprietário de um bar na rua Francisco Nicolielo, no Jardim Bela Vista e ficou muito satisfeito quando viu a esquina, localizada quase em frente ao seu estabelecimento, receber a obra de construção da passagem de água. “A água empoçava, juntava sujeira, ficava até verde, com mau cheiro e muitos mosquitos”, explicou o comerciante. E completou: “com certeza, meus fregueses estão se sentindo melhor em vir aqui, porque o incômodo acabou”.

Já o aposentado José da Costa, morador bastante conhecido no bairro como Zé Doril, fez questão de ressaltar que a benfeitoria era um desejo antigo da população que reside no local. “Nós pedíamos essa obra há mais de 20 anos e agora o prefeito Minguili nos atendeu. Isso foi ótimo porque a água que parava na esquina juntava até mosquito da dengue”, afirmou Zé Doril.

No bairro Bruno Cury, o técnico em Segurança do Trabalho, Fabrício Cabral Nogueira, também enalteceu o trabalho realizado na rua Olyntho Viccário: “nós precisávamos dessa benfeitoria há muito tempo. Agora nosso bairro fica até mais valorizado e nossas casas também, já que não temos mais água empoçada e sujeira em frente”.

Para dona Maria Giorgina de Noronha, que mora no bairro Maria Helena, as valetas construídas na avenida Francisco Murça Pires representam mais sossego e tranquilidade. “Agora eu e minha filha estamos mais tranquilas porque os carros são obrigados a diminuir a velocidade para passar. Antes, eles passavam correndo, sem parar e eu nem deixava meus netos saírem de casa, com medo do trânsito”, explicou a dona de casa.

Reivindicação antiga – Segundo o secretário de Logística, Val Grana, alguns munícipes solicitam essas valetas há 15 ou 20 anos. “Agora, o prefeito Vicente pediu todo o empenho para resolvermos esses casos”, ressaltou Val. Além do Jardim Bela Vista e do Bruno Cury, vários outros bairros já foram beneficiados com o trabalho, como Maria Elena, Cidade Nova, Parque da Colina e Vila Paulista.

“E vamos continuar nos organizando para atender as demandas de acordo com um cronograma estabelecido e dentro das possibilidades”, explicou o prefeito Vicente Minguili.