30 JUN 2016
Prefeitura inicia novo trabalho de desassoreamento do Ribeirão Pederneiras

Desde ontem, 29, uma máquina escavadeira contratada pela Prefeitura Municipal de Pederneiras está trabalhando no Ribeirão Pederneiras, região central da cidade.

Estão sendo realizadas obras para acertar os taludes das margens, desassorear o leito e ainda remover resíduos de pequeno e grande porte depositados no ribeirão. O objetivo, segundo a secretaria municipal de Infraestrutura e Obras, que acompanha a execução do serviço, é aumentar a vazão de água do Ribeirão Pederneiras, e seus afluentes, evitando transtornos à população nos período chuvosos.

A secretaria municipal de obras ressalta ainda que a obra começou agora devido ao período de estiagem, pois a máquina necessita que os taludes do ribeirão estejam firmes e estabilizados para a escavadeira manobrar. Além disso, a calha do rio necessita estar baixa, com pouco volume de água, para a execução do serviço, o que acontece apenas em períodos de estiagem.

“Além de aumentar a vazão, a retirada de sedimentos do leito do ribeirão é também questão de saúde pública, pois, muitas vezes, os sedimentos ou objetos encontrados no leito são grandes e acabam servindo de criadouros de insetos, pragas e animais transmissores de doenças”, explica o prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo.

A obra continua sendo executada pelos próximos dias no Ribeirão Pederneiras, nos trechos entre a Chácara Gobo e a Rua XV de Novembro. A Prefeitura está investindo recursos próprios na execução do trabalho, pois o município não recebeu ajuda alguma dos governos estadual ou federal para limpar e realizar melhorias no leito do ribeirão.