01 JUL 2016
Obras de reconstrução do centro de especialidades odontológicas começam em Pederneiras

A Prefeitura Municipal de Pederneiras iniciou todo o trabalho de reconstrução total do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e a instalação da Farmácia Popular.

O investimento é de R$ 413 mil dos recursos próprios do município e as obras devem ser finalizadas em 4 meses. O CEO foi totalmente danificado pela grande enchente que assolou Pederneiras no último mês de janeiro. Desde então, o prefeito Daniel Camargo vem buscando, sem sucesso, recursos junto ao Estado e à União para reconstruir a unidade odontológica, bem como outros prédios e locais públicos que foram afetados pela tragédia.

“Esperamos recursos do Estado e da União, mas até agora não recebemos um centavo. Estamos trabalhando, reconstruindo o que podemos com recursos próprios, tirando daqui, apertando ali, para poder economizar o máximo e continuar os investimentos na recuperação e melhorias no município”, explica.

CEO

O CEO realiza milhares de atendimentos de alta complexidade anualmente desde 2005, quando foi inaugurado. Também oferece implantes e aparelhos ortodônticos e virou referência regional em atendimento bucal, levando Pederneiras a receber, em 2015, a 1ª Colocação no Prêmio Brasil Sorridente pelas ações bucais desenvolvidas no município entre todos do estado de São Paulo.

Reconstrução

“A partir de agora, damos início ao sonho de reconstruir o CEO e devolver à população de Pederneiras um dos mais amplos e modernos centros de atendimento odontológico da região”, afirma Camargo.

Além da reconstrução, está previsto a ampliação para nove consultórios odontológicos. “Paralelo à reforma do prédio, estamos pleiteando a mudança do CEO para o tipo 3, o que vai garantir atendimento de pacientes com necessidades especiais e aumentará o número de atendimentos nas especialidades que o CEO oferece”, diz a secretária municipal de Saúde, Adriana Leandrin da Silva.

Farmácia Popular

Junto à reconstrução e ampliação do CEO será feita a instalação da Farmácia Popular de Pederneiras, em sala anexa ao CEO, que era utilizada para atendimentos de fisioterapia (já devidamente realocados para outro setor). Alí, na Farmácia Popular, a população terá um local específico para pegar os remédios oferecidos pela Rede Pública de Saúde com atendimento qualificado. A iniciativa é inédita na cidade e visa facilitar a entrega de remédios aos munícipes. “A instalação da Farmácia Popular tem o objetivo de qualificar o atendimento. Assim, toda a entrega de medicamentos que hoje ocorre no Centro de Saúde do centro (Postão), será realizada na Farmácia Popular, que tem ainda a proposta de abrir às 7h e realizar atendimento até às 21h”, explica Leandrin.