Unidade de Pronto atendimento já está funcionamento 24 horas por dia desde o dia 29 de agosto deste ano
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lara Fernanda Augustini Beltramini, em Pederneiras, será inaugurada oficialmente neste sábado, 12, às 10h. A cerimônia será realizada pela Prefeitura de Pederneiras quase 3 meses após o início dos atendimentos no local.
A UPA é gerida pela Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (FERSB), entidade pública de direito privado, sem fins lucrativos, criada para modernizar o modelo de gestão da saúde pública na região. O local oferece serviços emergenciais de baixa e média complexidade, durante 24 horas para a população de Pederneiras.
“Foi uma luta muito grande entregar a UPA apenas com recursos municipais. A crise afetou todo mundo, governo, estados e municípios, mas com esforço e controle financeiro conseguimos abrir a UPA e reservar dinheiro para mantê-la funcionando até o final do ano”, justifica o prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo.
Vale lembrar que, assim como nas demais unidades do tipo, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco. As cores verde e azul identificarão os usuários com casos menos graves, que não oferecem risco de morte. Já o vermelho e o amarelo classificarão pacientes com quadro de saúde mais urgente. Nesse caso, eles serão encaminhados à Santa Casa de Pederneiras.
“A proposta da UPA é oferecer estabilização e permanência do paciente por, no máximo, 24 horas. É por isso que vamos transferir os casos que necessitarem de internação para o hospital”, conta a secretária municipal de saúde de Pederneiras, Adriana Leandrin.
Atendimento
A unidade tem dois médicos plantonistas durante o dia, das 7h às 19h, e outros dois médicos no período noturno, das 19h às 7h, além de base descentralizada do SAMU para facilitar o acesso da população. A capacidade de atendimento é de até 200 pacientes ao dia.
Estrutura
A UPA está instalada em uma área física de 1.287,31 metros quadrados, na Avenida Bernardino Flora Furlan, nº 1557, no Bairro Bruno Cury. Inicialmente, a unidade conta com cerca de 60 funcionários, entre enfermeiros, técnicos, assistente social, farmacêuticos e administrativo, todos contratados pela FERSB através de processo seletivo. A Fundação também firmou parcerias com prestadores de serviços para fazer a limpeza e a vigilância do local.
O investimento na implantação do prédio, equipamentos e insumos para atendimento foi de R$ 2,5 milhões