Todos os anos, no período de 21 a 25 de novembro, a Secretária Municipal de Saúde do Estado de São Paulo realiza a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti.
O objetivo da mobilização é incentivar a população a combater a proliferação do mosquito vetor da Dengue, Zika e Chikungunya através da eliminação dos criadouros e recipientes que possam acumular água e que estejam sem a devida proteção contra o mosquito.
Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti em Pederneiras
A cidade de Pederneiras, através da Secretaria de Saúde irá participar da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti realizando as suas próprias ações para combater e eliminar a proliferação do mosquito em nossa cidade.
Durante toda semana, do dia 21 a 25 de novembro, a Secretaria de Saúde preparou atividades de comunicação e de mobilização social para alertar a população sobre os perigos que o inseto transmissor pode causar. Entre essas ações podemos citar as visitas a pontos críticos da cidade visando à conscientização da população, o prêmio para as crianças ganhadoras do concurso de livro sobre a dengue, das EMEIs e EMEFs de Pederneiras e a Horta realizada com materiais recicláveis que muitas vezes são os principais causadores de água parada e se transformam em criadouros do mosquito.
Ações Municipais contra o Aedes
A Prefeitura já realiza durante todo o ano, visitas diárias a bairros da cidade visando à conscientização e a limpeza das casas e terrenos. Durante os meses em que a possibilidade de proliferação do mosquito é maior, a Prefeitura além de manter as visitas diárias realiza a intensificação da campanha de prevenção ao Aedes. A intensificação é um projeto de verba do Ministério Público e ocorre aos sábados, duas vezes por mês, em bairros considerados mais críticos pela Vigilância Epidemiológica.
“Por isso recomenda-se que uma vez por semana, cada cidadão, cada órgão público, cada empresa, cada instituição ou entidade civil vistorie o imóvel onde vive ou trabalha e tomar as providencias para eliminar os recipientes com água e evitar a proliferação do mosquito”, disse a Supervisora da Dengue de Pederneiras, Cleusa Angélica Silva.
Nas escolas também são realizados vários projetos e palestras com o tema da dengue durante o ano. A intenção é que as crianças aprendam e levem as orientações para suas casas.
Em Pederneiras, no último ano, muitas ações geraram um resultado surpreendente. Houve uma queda de quase 400% no número de casos de 2015 para este ano. De janeiro a dezembro de 2015 foram notificados pela Prefeitura Municipal de Pederneiras 680 casos positivos de dengue em todo o município. Este ano, até o final de outubro, foram apenas 139 casos.
Aplicativo Moderniza Combate a Dengue
Outra ferramenta importante utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde no combate ao Aedes Aegypti foi o APP “O Fim da Picada Pederneiras”. O APP foi desenvolvido para smartphones e tablets para facilitar a denúncia de possíveis focos da dengue e também para mostrar dados sobre o Aedes no município, ajudando a população através de orientações sobre como acabar com o mosquito.
Dengue, Zika e Chikungunya
O mosquito Aedes é o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A fêmea coloca os ovos em locais que contém água parada e que possibilitam a criação dos mosquitos, por isso é essencial que a população mantenha a casa limpa e livre de materiais que possam acumular águas das chuvas.
A Dengue é principal doença causada pelo mosquito, entre seus sintomas estão febre alta, vomito, dor de cabeça, no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores nos ossos e articulações. Já o paciente infectado com o Zika vírus apresenta dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. A Zika também tem aparecido muito na mídia por causa da sua associação com os vários casos de microcefalia em bebês. A última, mas não menos importante doença causada pelo inseto é a Chikungunya entres seus principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Vale lembrar depois de infectada a pessoa fica imune pelo resto da vida.
Todas as pessoas que sentirem alguns destes sintomas devem procurar imediatamente os postos de saúde de Pederneiras para serem avaliados e medicados pelos médicos da cidade.