A iniciativa partiu do prefeito Vicente Minguili e o Senai de Pederneiras abraçou a causa. A ideia é triplicar a capacidade de alunos atendidos no Senai e, consequentemente, oferecer ao mercado de trabalho profissionais capacitados principalmente nas áreas onde há demanda do setor industrial.
“O atual prefeito nos procurou no ano passado, mesmo antes de assumir a prefeitura e, preocupado com o desemprego em Pederneiras, nos convidou a fazer essa parceria onde quem ganhará, sem dúvida, é a população”, explicou o diretor do Senai, Laerte Padilha Lozigia, e completou: “de imediato abraçamos a causa”.
Ampliação – Atualmente, a Prefeitura Municipal conta com um convênio com o Senai e oferece cursos nas áreas de Metalurgia e Eletroeletrônica. A proposta do prefeito é ampliar para a área de Metalmecânica, o que já está bastante encaminhado, e também para a área de Química.
Por isso, na última sexta-feira, uma equipe do Senai e da Fiesp e Ciesp, além de empresários e representantes de indústrias do setor químico, participaram de uma reunião com a administração municipal, visando a ampliação dos cursos profissionalizantes, o atendimento da demanda do setor industrial e a consequente geração de emprego e renda para a população.
“Já acertamos a implantação de cursos na área Metalmecânica e estamos estudando as possibilidades para atender o setor Químico. Sabemos que há uma grande demanda por pessoas qualificadas nesta área e não mediremos esforços para suprir essa necessidade das indústrias e dos pederneirenses”, afirmou Vicente Minguili.