Em reunião realizada ontem, 13, em Boracéia, foi lançado o “Projeto de Turismo Fluvial no Tietê” com a participação de nove cidades da região
Ontem, 13, em Boracéia, foi lançado o “Projeto de Turismo Fluvial no Tietê” com a participação de nove municípios da região. O projeto tem a intenção de explorar não só o turismo fluvial no rio Tietê, mas a capacidade e os potenciais turísticos de cada cidade participante. A ideia é criar uma rota turística fluvial passando por vários municípios banhados pelo Tietê, onde o turista faria um minicruzeiro com opções de passeios e atividades específicas oferecidas em cada parada.
Além de Pederneiras, que foi representada no encontro pelo vice-prefeito Marcio Urrea e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Aline Hermoso Mustácio Artioli, participaram do encontro representantes dos municípios de Boracéia, Itapuí, Macatuba, Arealva, Iacanga, Bariri, Itaju e Jaú.
Pederneiras em destaque
Em Pederneiras, o projeto de turismo fluvial terá algumas particularidades. Além do porto intermodal com capacidade para receber grandes embarcações, incluindo turísticas, o município está apostando na revitalização completa da Prainha Municipal. “Queremos que a Prainha Municipal seja um dos grandes atrativos deste projeto regional de turismo pelo Tietê. Estamos atrás de recursos e já temos R$ 250 mil destinados à prainha”, explica a secretária de Cultura de Pederneiras. Segundo ela, o recurso faz parte de um convênio assinado entre município e a União no início deste ano e garantirá o início das obras de revitalização.
Além da Prainha, localizada às margens do Tietê, Pederneiras deve explorar também o turismo rural com seus engenhos, fazendas centenárias, restaurantes na área rural e belíssimas cachoeiras em diversos pontos do município.
“Vamos dar a Pederneiras o destaque que ela merece. Vamos trabalhar para alavancar as potencialidades turísticas do nosso município e fazer de Pederneiras um polo de turismo na nossa região”, explica o vice-prefeito Márcio Urrea.
Anfitrião do encontro, o prefeito de Boracéia Marcus Bilancieri destacou a importância do projeto ser realizado em conjunto. “Cada um desses municípios tem algo a oferecer, seja uma opção gastronômica, um passeio rural, pesca esportiva ou até mesmo uma rota com visitas e passeios por terra". Segundo ele, a grande sacada do Projeto de Turismo Fluvial no Tietê é justamente destacar e organizar o que cada município tem de melhor. "A ideia é organizar tudo isso, oferecer pacotes onde o turista vai escolher onde quer ir, o que ele quer conhecer", destacou.