1º EDIÇÃO DO FLIP ENCANTA PEDERNEIRAS COM TRÊS DIAS DE LITERATURA, CULTURA E DIVERSÃO!
Durante três dias de muita arte, cultura e criatividade, Pederneiras viveu intensamente o 1º Festival Literário de Pederneiras – FLIP, um evento repleto de atividades de incentivo à leitura, valorização de escritores, ilustradores, músicos e contadores de histórias locais e regionais.
A abertura, na quinta-feira, encantou o público com a apresentação musical “Samba com DD Black”, seguida de um emocionante Recital de Poesias da escritora Geni Guimarães, declamado pela aluna Evelyn, do SENAI. O momento literário ganhou destaque com o lançamento do livro de poesias “Nonícia”, do escritor bauruense Lauro Neto.
A programação contou ainda recreação do grupo GiGis, apresentação de capoeira com o professor Mexicano, o mestre Chocolate (de Lençóis Paulista) e alunos da Academia de Capoeira Aliança em Cristo, além da encantadora contação de histórias com Tia Dani e uma oficina de ilustração com a artista Júlia Mariano. Estiveram presentes o Projeto Aprendendo a Crescer e alunos da EMEIF Antônio Simões.
Na sexta-feira, a magia da literatura continuou com a Cia Mandrágora, que realizou apresentações para alunos da EMEF Zilda Mascaro, no Parquinho Infantil, e, à tarde, uma sessão de histórias com João Conta Histórias. O dia também teve uma inspiradora roda de conversa com os escritores Andriel Fagundes e Fernanda Freitas, autores de livros infantis, que dialogaram com alunos da Pequena Obra e COEDUP.
O encerramento, no sábado, trouxe uma programação diversificada e vibrante com o Encontro de RPG “Taberna de Fogo”, mesas de jogos de tabuleiro e board games, o Concurso de Cosplay, além da apresentação musical POP Latina R3D, com alunos do Alva Fabri, e a esperada apresentação de capoeira da Academia Aliança em Cristo.
O Concurso de Cosplay foi um sucesso e premiou os talentos locais:
Categoria Juvenil:
1º lugar – Joana Angélica Costa Neves (Amanda Young – Pederneiras)
2º lugar – Júlia Rodrigues da Silva (Eira – Pederneiras)
3º lugar – Gabriel de Oliveira Feliz (Noiva-Cadáver – Pederneiras)
Categoria Desfile:
1º lugar – João Pedro Belphman (Médico da Peste – Macatuba)
2º lugar – Beatriz Vitorina (Ahri – Bauru)
3º lugar – Rafaela Souza de Oliveira (Pyramid Head – Pederneiras)
O sábado também teve uma roda de conversa com escritores independentes locais, reunindo Amy Campbell, Naz Serotini, V.S. Rodrigues e Guilherme Massau, com mediação de Pedro Pamplona, colaborador da Biblioteca Municipal — um momento de partilha, aprendizado e inspiração.
Além das atrações culturais, o evento contou com a participação de empresas e parceiros como Materialize 3D, Livraria Ebenézer, Lúdica Boardgames e Livraria Amamentar, que contribuíram para tornar o festival ainda mais dinâmico e acolhedor.
O 1º FLIP de Pederneiras marcou a história cultural do município, celebrando a literatura, a arte e o encontro de gerações por meio da leitura, da música e do respeito à diversidade cultural afro-brasileira.
Pederneiras segue valorizando a cultura, incentivando a leitura e apoiando os talentos que transformam nossa cidade em um espaço de conhecimento e expressão!