Dica de Livro – Especial Proclamação da República!
Em homenagem à data que marcou uma nova era na história do Brasil, a dica desta semana é mergulhar em uma leitura que desperte o olhar sobre transformação, liberdade e cidadania.
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, simbolizou o início de um novo ciclo político e social no país um momento de mudança, questionamento e construção de novos ideais. Que tal aproveitar o feriado para refletir sobre esse marco histórico e se inspirar com uma boa leitura?
Ler é um ato de consciência e crescimento. Neste feriado, permita-se conhecer mais sobre o Brasil, suas lutas e conquistas — e descubra o poder que a história tem de transformar o presente.
LIVRO: 1889
AUTOR: Laurentino Gomes
SINOPSE
Nas últimas semanas de 1889, a tripulação de um navio de guerra brasileira ancorado no porto de Colombo, capital do Ceilão (atual Sri Lanka), foi pega de surpresa pelas notícias alarmantes que chegavam do outro lado do mundo. O Brasil finalmente havia se tornado uma república.
Com 67 anos de história, o império brasileiro, tido como a mais sólida, estável e duradoura experiência de governo na América Latina, desabou na manhã de 15 de novembro. O admirado imperador Pedro II, um dos homens mais cultos da época, que ocupou o trono por quase meio século, foi obrigado a sair do país junto com toda a família imperial. Vivia agora exilado na Europa, banido pra sempre da terra em que nasceu.
Enquanto isso, os destinos do novo regime estavam nas mãos de um marechal já idoso e bastante doente, o alagoano Manoel Deodoro da Fonseca, considerado até então um monarquista convicto e amigo do imperador deposto. Assim, o Brasil inaugurou uma peculiar república sem povo.
A distância entre os sonhos e a realidade brasileira da época é o pano de fundo dos capítulos que compõem esta obra, que fecha a trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da família real para o Rio de Janeiro, seguida por 1822, sobre a Independência do Brasil. Somados, os dois livros venderam mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil e ganharam quatro prêmios Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira.
Com 24 capítulos e ricamente ilustrado, 1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.
AUTOR:
Laurentino Gomes (1956) é um escritor e jornalista brasileiro. É o autor do livro "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. No livro, o escritor faz uma síntese histórica da chegada da corte portuguesa ao Brasil.
Laurentino Gomes nasceu em Maringá, Paraná, no dia 17 de fevereiro de 1956. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Trabalhou com repórter e editor no jornal Estado de São Paulo. Foi diretor-superintendente da Editora Abril.
Em setembro de 2007, o jornalista publicou o livro “1808”, que relata a fuga da família real portuguesa para o Brasil, um verdadeiro manual de viagem por todos os acontecimentos que envolvem esse episódio da história nacional. A obra recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura e foi eleito o Melhor Ensaio de 2008, pela Academia Brasileira de Letras.
Em 2010, Laurentino publicou seu segundo livro: “1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram Dom Pedro I a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”. O assunto, como deixa claro no título do livro, é a independência do país. O livro foi eleito o "Livro do Ano" na categoria de Não Ficção da 53º Edição do Prêmio Jabuti de Literatura.
Laurentino Gomes foi eleito pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes no ano de 2008. Seu mérito foi o de conseguir destaque em assuntos históricos, além de ter seus livros sempre na lista dos best-sellers.
📌 Disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Paula Rached!
📍 Endereço: Avenida Tiradentes, L-329, Centro
⏰ Horário: Segunda a sexta, das 7h às 17h | Sábado, das 9h às 15h