Do campo para a sala de aula: estudantes de Pederneiras aprendem sobre o milho
A atividade faz parte da programação da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida nas escolas da rede municipal
No dia 14 de agosto, os alunos do 4º ano B da Emef Prof. Dr. Nivaldo Dias de Souza, sob orientação da professora Lúcia Helena Fonseca, receberam a visita do agricultor familiar Nilton Tassa, que compartilhou seus conhecimentos sobre a plantação e o cultivo do milho.
Na ação os estudantes realizaram uma entrevista e em seguida, o agricultor apresentou um vídeo mostrando uma lavoura de milho e explicou o processo de plantio: a semente, já seca, é colocada na terra, brota, cresce, floresce e, em seguida, dá origem às espigas.
Nilton também levou exemplos práticos para a sala de aula, um pé de milho seco com duas espigas, utilizado para demonstrar o tipo de semente plantada, e espigas verdes, que são destinadas ao consumo humano. Ele destacou que o milho seco é utilizado na produção de ração animal e na fabricação de fubá, essencial para receitas como a polenta. Já o milho verde é aproveitado em bolos, pratos cozidos e no tradicional consumo na espiga.
A experiência aproximou os estudantes da realidade da agricultura familiar e evidenciou a importância do milho tanto na alimentação humana quanto animal.