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Secretaria de Educação de Pederneiras realiza formações aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores e profissionais de apoio à inclusão
Secretaria de Educação de Pederneiras realiza formações aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores e profissionais de apoio à
inclusão
As formações ocorreram de forma intensiva, no final de janeiro e início de fevereiro, em vários dias e com públicos diversos para alinhar as ações e diretrizes da educação especial e inclusiva de Pederneiras para melhor atender os alunos público alvo da Educação Especial: alunos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação, assim como orientar os profissionais de apoio, professores do AEE, estagiários de apoio, cuidadores e gestores escolares.
No dia 29 de janeiro a formação teve foco nos cuidadores e nos estagiários de apoio, para apresentação dos alunos que atenderão no ano de 2025, as necessidades desses alunos, assim como especificação da função e dos apoios de cada um desses profissionais.
Dando sequência, no dia 30, os professores do Núcleo de Apoio Pedagógico aos alunos com deficiência também receberam orientação técnica quanto à estrutura e funcionamento do Núcleo Pedagógico, além do conhecimento dos alunos e tipo de atendimento. Essa formação permaneceu no início de fevereiro.
No dia 31 foi realizada a formação aos professores de apoio/ acompanhantes especializados e professores do AEE, buscando apresentar o cenário da Educação Especial de Pederneiras, a realidade das escolas, as expectativas com o trabalho desses profissionais assim como as orientações de atendimento ao aluno.
Em 05 de fevereiro, os novos professores das Salas de Recursos Multifuncionais tiveram orientações sobre as formas de atendimento, formação de turmas, documentações oficiais, objetivos e metas desses espaços de Atendimento Educacional Especializado.
Para finalizar a primeira etapa de formações, hoje (06), foi a vez dos gestores e coordenadores que receberam orientações desde a matrícula, documentos necessários a cada modalidade de ensino, profissionais de apoio da escola, até o acompanhamento pedagógico e administrativo dos alunos público alvo da Educação Especial.
Segundo a supervisora Aline Pedrozo Pereira, formar a equipe de apoio é importante para que todos falem a mesma língua, para que os profissionais entendam qual é o conceito de deficiência e para que todos possam atuar juntos no principal objetivo que é o desenvolvimento das crianças da rede.
A próxima etapa de formação será com os professores regulares que possuem alunos com deficiência em sua sala.