07 MAI 2024
Secretaria de Educação de Pederneiras finaliza o mês "Abril Azul" com atividades de conscientização nas escolas

Mês de conscientização do Autismo

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação com o Núcleo de Apoio Pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e salas de recursos multifuncionais, programas destinados ao atendimento especializado dos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento, Altas Habilidades, Superdotação, realizaram, no mês de abril, atividades e ações de conscientização sobre o autismo.

Na última semana de abril, os trabalhos foram intensificados e afixados nas escolas em murais, internos e externos, para alcançar também a comunidade. Todos os professores de Atendimento Educacional Especializado, com apoio dos gestores escolares, das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mobilizaram as escolas, com um planejamento estruturado e coletivo, realizado junto a supervisão da Educação Especial, levando em conta a especificidade e criatividade de cada professor, e assim, destinando um momento para ações concretas de orientações sobre o autismo: como é um amigo autista, como apoiar esses amigos na escola e quais as dificuldades, mas principalmente quais as potencialidades que eles possuem.

Muitos dos trabalhos foram construídos pelos próprios alunos, oriundos das reflexões e novos conhecimentos que tiveram sobre o tema. "Conscientizar é o melhor caminho para o conhecimento e refletir as diferenças é o único meio de fazer e educar para a inclusão, percebendo o quanto somos únicos e que todos temos dificuldades ou facilidades em alguma coisa que pode ser superada com vontade e apoios de todos". Em nome da Prefeitura Municipal e de toda Secretaria de Educação parabenizo os professores, gestores, supervisores que se empenharam no movimento "Abril Azul" e que se dedicam diretamente na causa da inclusão" - finaliza a Secretária de Educação, profa Cláudia Melozi Gregolin.

Mais informações pelo telefone (14) 3252-3100.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024