24 ABR 2024
Prefeitura de Pederneiras e Secretaria de Educação realizam o 2° Café com Afeto no mês Abril Azul

Em conformidade com as ações do movimento Abril Azul, mês Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Pederneiras, juntamente com a Secretaria de Educação, realizou o 2° Café com Afeto.

Destinado a pais e responsáveis de alunos com Transtorno do Espectro Autista, o evento, realizado nesta segunda-feira (22), abordou temas de extrema relevância às famílias e demais cuidadores e educadores desses alunos. Com a palestra “Manejos de crises em alunos com TEA" a psicóloga, Doutora em Educação Especial, Pós Doutora em Psicologia e mãe de um aluno diagnosticado com esse Espectro, Ana Paula Moraes Pacheco Maturana abordou estratégias para lidar com as crises e amenizar os comportamentos disruptivos das crianças nesses momentos, dando abertura para troca de experiências com os demais pais e abordando lindamente as questões de afeto que nem sempre são iguais as crianças neurologicamente típicas.

O segundo palestrante, Pedro Serra, arquiteto, artista e Autista, abordou sua experiência de diagnóstico tardio e as experiências que teve em sua vida até ter o conhecimento de sua condição, tanto suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades que o fez superar todos esses desafios até os 29 anos quando foi laudado e que enfrenta até hoje. Também foi aberta uma roda de conversa, onde os pais puderam relatar alguns fatos e acontecimentos na vida de seus filhos e no transcorrer do diagnóstico. "Esse foi um momento de extrema relevância para a Educação e para os pais em geral que puderam ter mais informações, trocas de experiências e esperança em um futuro melhor para seus filhos" - assinalou a Secretária Cláudia Melozi Gregolin. O evento também contou com a presença da prefeita Ivana Camarinha que prestigiou todos os pais e responsáveis pela presença no evento e apresentou os projetos atuais de inclusão, principalmente o Núcleo de Apoio Pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais inaugurado em 2023, local onde foi realizado o evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024