18 MAR 2024
Prefeitura de Pederneiras e Governo de SP inauguram estruturas náuticas e revitalização da Prainha Municipal

Investimentos podem triplicar arrecadação financeira e dobrar o número de turistas em Pederneiras

A Prefeitura de Pederneiras, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inauguraram no último sábado (16), a instalação das Estruturas Náuticas e Revitalização da Prainha Municipal de Pederneiras, localizada às margens do Rio Tietê na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, SP 225, km 200 mais 500 metros de Pederneiras.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Ivana Bertolini Camarinha, do Vice-prefeito Joãozinho da Farmácia, do secretário de Estado de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo Geraldo Cardoso Junior, dos deputados estaduais Ricardo Madalena e Vinícius Camarinha, dos exs. Prefeitos Municipais Dr. Rubens Cury e Daniel Camargo, o Capitão dos Portos de Tietê Paraná Renato Luis Kodel, do Presidente Regional da Ciesp Sebastião Carlos Gonçalves de Lima (Leleco), do Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e Viagens de SP Éder Rafael dos Santos, do Presidente do Grupo Náutica Ernani Paciornik, dos vereadores Ângela Vermelho e Marco Licerra (Chapéu),  e de prefeitos e vereadores da região, representantes das entidades municipais e da sociedade civil.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo investiu o valor de R$ 1,3 milhões no conjunto de estruturas composto por um píer flutuante, para atracação de barcos, revitalização de toda a orla da praia, criando percursos de contemplação que se intercalam com 3 mirantes e espaços de permanência e vivencia através de deck e pérgolas em madeira. Em contrapartida a Prefeitura Municipal executou a manutenção dos telhados, telhas e madeiramentos de todas as infraestruturas existentes. Além da reforma de todos os quiosques, com instalação de novas bancadas e reforma das churrasqueiras, reforma do assoalho do restaurante, a manutenção hidráulica dos sanitários e a pintura de toda a estrutura, investindo o valor de, aproximadamente, R$ 70.000,00 dos cofres públicos, visando alavancar o turismo na cidade.

"É uma realização que nos enche de orgulho porque cria novas oportunidades a partir do potencial dos rios de SP e ajuda a desenvolver a economia do turismo gerando empregos de forma sustentável", disse o secretário Lucena.

Na ocasião o deputado estadual Vinícius Camarinha, entregou para Prefeita Ivana, um ofício que indicou, através de emendas parlamentares e repasses, R$ 800 mil em recursos nas áreas de saúde para o município.

“É com imenso prazer que inauguramos as novas Estruturas Náuticas e a revitalização da nossa querida Prainha Municipal. Este projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura de Pederneiras e o Governo do Estado de São Paulo, simboliza nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o turismo de Pederneiras e da região. Com um investimento significativo, conseguimos transformar a orla da praia em um espaço de lazer e contemplação, que certamente atrairá visitantes de todos os cantos, impulsionando a economia local e melhorando a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Agradeço o Governador de São Paulo, Tarcísio, o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o secretário Municipal de Cultura e Turismo Geraldo Cardoso Júnior e a todos que contribuíram para tornar este sonho uma realidade”, agradeceu a Prefeita Ivana.

Segundo a Setur-SP, o turismo náutico cresceu no Brasil e no mundo nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. A procura por ambientes abertos e pelo contato com a natureza estimulou os turistas a fazerem a locação de barcos, lanchas e motos aquáticas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar), com crescimento de 10% ao ano, nos últimos cinco anos. Os empregos são gerados de forma direta e indireta em instalações como marinas, estaleiros, fabricantes e fornecedores de embarcações, além de hotéis, restaurantes e comércio local.

18/03/2024