05 MAR 2024
Prefeitura de Pederneiras recebe o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento para a entrega da Residência Inclusiva Mista para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Pederneiras, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e APAE inauguraram, hoje (05), a Residência Inclusiva Mista, um equipamento de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência em situação de dependência.

A Residência Inclusiva Mista está localizada na Avenida Paulista, 34, no Centro de Pederneiras, e tem capacidade para atender 10 pessoas com deficiência que tiveram seus vínculos familiares rompidos, seus direitos violados e necessitam de cuidados 24 horas. O equipamento será coordenado pela Apae – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pederneiras, e contará com uma equipe de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e cuidadores.

O objetivo da Residência Inclusiva Mista é oferecer um ambiente acolhedor, digno e humanizado para as pessoas com deficiência, garantindo seus direitos, sua autonomia e sua inclusão social. O equipamento funciona 24 horas ininterruptas e está inserido na Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O equipamento recebeu um investimento inicial de R$ 65.000,00 para a compra de materiais e equipamentos, e iniciou o serviço em novembro de 2023, com um repasse de R$ 144.000,00. Em 2024, será repassado mais R$ 864.000,00 para a manutenção e a ampliação do serviço. Os recursos são provenientes de um convênio entre o município e o estado, sendo 50% de cada parte.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Ivana, do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, Iula Parelli secretária adjunta de Desenvolvimento Social da cidade de Jaú, do presidente da Apae de Pederneiras, Rinaldo Batista Mazeto, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social Leticia Melchiades, do ex Prefeito Daniel Camargo, da Vereadora Angela Vermelho, do vereador Chapéu, José Roberto Paduan representando o Deputado estadual Vinícius Camarinha, dos representantes da Drads (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social), do Presidente do Conselho Médio Tietê Clovis dos Santos Barbosa, da Coordenadora do Cras da Cidade de Boracéia, do Pastor Marcos Salomão, do Padre Heraldo Felício e de outras autoridades e representantes das entidades, colaboradores municipais e da sociedade civil.

A prefeita Ivana Camarinha destacou a importância da Residência Inclusiva Mista para a política de assistência social do município. “Essa é uma obra de extrema importância e muito esperada necessária para a nossa cidade, que vai atender uma demanda histórica da população com deficiência. A prefeitura tem o compromisso de garantir a proteção e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, e essa parceria com o governo do estado e com a Apae é fundamental para isso. Agradeço ao secretário Gilberto Nascimento pelo apoio e pela presença, e ao presidente da Apae, Rinaldo Batista Mazeto, pela dedicação e pelo trabalho realizado”,   disse.

05/03/2024
Residência Mista para pessoas com deficiência