SETEMBRO AMARELO: PREFEITURA DE PEDERNEIRAS ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA
“Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha Setembro Amarelo sobre prevenção ao suicídio
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), alerta a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública.
Serão realizadas palestras com profissionais especializados durante o mês de setembro nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas e no Cras (Centro de Referência de Assistência Socia) dos Bairros Cidade Nova e Antônio de Conti, visando conscientizar e orientar os alunos e a população sobre a importância da valorização da vida e as medidas que devem ser tomadas em relação ao tema.
De acordo com a última pesquisa realizada pela (OMS), Organização Mundial da Saúde em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
“Essa é uma campanha de grande relevância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo” explica a Coordenadora do CAPS, Paula de Fontes Silveira.
Além do serviço municipal, é possível encontrar ajuda no ( CVV), Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.
Se você conhece alguém que esteja exprimindo essas angústias procure o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), localizado na Rua XV de Novembro, N-57 - Centro ou entre em contato pelo telefone (14) 3284-4442.