PEDERNEIRAS REALIZA AÇÕES DURANTE A SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE LEISHMANIOSE VISCERAL
Sem controle e prevenção, doença infecciosa grave pode atingir pessoas e animais
A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará diversas ações de 8 a 12 de agosto em virtude à Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral.
Serão realizados nas unidades de saúde murais informativos e decorações focadas na campanha, roda de conversa nas unidades de saúde com profissionais da rede e a população a entrega de panfletos com orientações com objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância da prevenção.
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença grave, causada por um parasita transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto muito pequeno, conhecido como “mosquito palha”.
Além da ações realizadas nas unidades de saúde, os agentes de endemias do município visitam frequentemente diversos bairros da cidade orientado sobre o tema, distribuindo folhetos e explicando sobre o diagnóstico precoce, tratamento, sobre a importância de manter os ambientes limpos para controle do vetor e cuidados de saúde e higiene dos animais, com o objetivo de reduzir riscos de transmissão da doença nos seres humanos e nos animais.
“A melhor maneira de se prevenir contra a Leishmaniose Visceral é mantendo a casa, quintal, canis, hortas e jardins limpos, evitando o acúmulo de matéria orgânica como folhas e frutos, fezes de animais e restos de comida” orienta a Coordenação de Atenção Básica em Saúde Suelen Passaia.
Sinais e sintomas da LV em humanos
Entre os sintomas da doença estão: febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem ocorrer sangramentos. As pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento.
Sinais e sintomas nos cães
Os cães infectados pelo parasita podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Os principais sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, nas orelhas, ao redor dos olhos e nas patas.
Outras informações pelo telefone: (14) 3284-4673 ou (14) 3284-4313.