28 ABR 2023
MEMÓRIA PEDERNEIRAS: ESCOLA NEUSA CESTARI FABRI

MEMÓRIA PEDERNEIRAS:
ESCOLA NEUSA CESTARI FABRI

A escola estadual Neusa Cestari Fabri, oficialmente denominada E.E. Neusa Cestari Fabri começou suas atividades em 24 de julho de 1955, no prédio situado no cruzamento das ruas Belmiro Pereira e Coronel Coimbra. Nessa época tinha a denominação de Segundo Grupo Escolar de Pederneiras, sendo o primeiro grupo a Escola Eliazar Braga.

No primeiro mandato do prefeito Michel Neme (1956-1959), após solicitações, o governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros, autorizou a construção do atual prédio da escola. Em 10 de agosto de 1958 foi inaugurado o prédio que existe na Avenida Nossa Senhora Aparecida. Nessa época muitas poucas casas existiam na região próxima a Igreja Nossa Senhora Aparecida. A escola Neusa Cestari Fabri foi a primeira a ser construída acima da linha férrea e atualmente, a população que habita a região é calculada em aproximadamente 17 mil pessoas.

Prédio atual

Detalhe da fachada

Em 13 de janeiro de 1976 a escola passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau de Pederneiras e no dia primeiro de abril de 1980 E.E.P.G. Professora Neusa Cestari Fabri. A partir de 1999 passou a denominação de Escola Estadual Profª Neusa Cestari Fabri e o mantém até hoje.

Logotipo atual da escola

Placa comemorativa dos 50 anos de existência da escola – interior do prédio

Placa comemorativa dos 60 anos de existência da escola – interior do prédio

PROFESSORA NEUSA CESTARI FABRI

Neusa Cestari Fabri

Neusa Cestari Fabri nasceu em Pederneiras, em 29 de agosto de 1930. Em 16 de dezembro de 1948 concluiu o Curso de Formação Profissional de Professor - Habilitação para o Magistério Público Primário, pela Escola Normal Livre São José, na cidade de Jaú. Em 22 de dezembro de 1973 conquistou o diploma de Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú. Por 28 anos foi titular no cargo de professora de Educação Básica – I. Em 7 de outubro de 1977 passou a exercer a função de Diretora Substituta da Escola Estadual de 1º Grau de Pederneiras. Foi casada com o dentista Paulo Fabri, irmão da professora Alva Fabri Miranda.

No dia 22 de novembro de 1978, quando participava de uma excursão para as cidades históricas de Minas Gerais e acompanhando uma de suas filhas, o ônibus em que estavam deslizou na pista próxima a cidade de São Sebastião do Paraíso, MG, sendo a professora Neusa a única vítima fatal do acidente. A saudosa professora Leontina Burgo Chacon estava no ônibus e também ficou ferida.

Naquele ano, era prefeito de Pederneiras o senhor Waldomiro Fernandes Mateus e dois decretos municipais foram publicados pelo luto da Profª Neusa Cestari Fabri. O Decreto Municipal 753/78, no qual ordenou luto municipal de três dias e o Decreto Municipal 754/78, impondo feriado escolar de um dia.

A partir de primeiro de abril de 1980, a Escola Estadual de 1º Grau de Pederneiras passou a ter o nome de E.E.P.G. Professora Neusa Cestari Fabri, em homenagem a saudosa professora.

Placa em homenagem que fica abaixo da fotografia de Neusa no interior da escola

Placa localizada no interior do prédio

Fontes:

Antonia Terruel Garcia

Rinaldo Toufik Razuk

Decreto Municipal 753/78

Decreto Municipal 754/78

Escola Estadual Neusa Cestari Fabri

Fotografias:

Michele Vitorato Eugênio

MEMÓRIA PEDERNEIRAS

Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, periodicamente o quadro MEMÓRIA PEDERNEIRAS aborda uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.