20 ABR 2023
Secretaria de Educação de Pederneiras realiza “Café com Afeto” aos pais de alunos autistas da Rede Municipal de Ensino

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PEDERNEIRAS REALIZA "CAFÉ COM AFETO" AOS PAIS DE ALUNOS AUTISTAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no sábado (16) o evento “Café com Afeto” direcionado aos pais e responsáveis dos alunos com Transtorno do Espectro Autista do município. O evento ocorreu nessa data em celebração ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

O café foi pensado para recepcionar, informar, acolher e ouvir os pais, mães e responsáveis pelos alunos por meio de um bate papo, mediado pela Psicóloga e Doutora em Educação Especial, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, e não somente palestrou com conhecimentos científicos, mas principalmente trocou experiências e sentimentos com os demais pais, com sua vivência e história de vida, pois também é mãe de uma criança autista.

A secretária municipal de Educação, Profª Cláudia Marisa Melozi Gregolin assinala que o evento buscou apresentar alguns conceitos, direitos e novidades sobre o autismo. “A intenção de toda equipe da Secretaria e da Educação Especial foi de trabalhar o emocional de quem cuida dos alunos com autismo e também ouvi-los para juntos pensarmos em uma educação melhor para seus filhos com uma inclusão mais real e consciente” disse ela.

Os pais presentes puderam compartilhar suas angústias, seus desejos, assim como apresentar as conquistas já realizadas na Educação nesses últimos dois anos.

Para a Prefeita Ivana, a proximidade da família com a escola e com o poder público faz toda a diferença na educação e no desenvolvimento da criança. “Quero parabenizar todas as mães e pais que puderam estar presentes durante o café. O primeiro grau de afeto é o da família. O poder público e a Educação estão aqui, juntos com vocês para atender as necessidades de cada criança e colaborar com o desenvolvimento individual de cada uma” disse a Prefeita.

A cabeleireira Luciane de Assis apresentou o “Corte de Cabelo Especial”, projeto junto a Secretaria Municipal de Educação que oferecerá corte de cabelo gratuito aos alunos autistas da rede municipal no dia 21 de abril (feriado) das 8h às 12h na EMEI Maria Angela Pisani Megna (Parquinho), com agendamento prévio na respectiva escola de cada aluno.

O evento contou com a presença da Prefeita Ivana Bertolini Camarinha, que se colocou à disposição dos pais e apresentou diversos projetos da administração direcionados à inclusão dos alunos autistas e à saúde da criança, como também contou com a presença e apoio do vice-prefeito Joãozinho da Farmácia, da secretária municipal de Educação, Profª Cláudia Marisa Melozi Gregolin e da supervisora da Educação Especial Aline Cristina Pedrozo Pereira.

“Esse foi o primeiro de vários eventos já planejados pela Secretaria de Educação. Contamos com a presença de mais pais e responsáveis para que juntos possamos ampliar as ações de apoio educacionais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista do nosso município” finalizou Cláudia.