Prefeitura de Pederneiras amplia o público-alvo da vacina contra meningite
As vacinas são seguras e são o método mais eficaz para prevenção de doenças
A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a vacinação do público-alvo para imunização contra a MENINGITE, com as vacinas Meningocócica C e Meningocócica ACWY.
Poderão ser vacinadas com a Meningocócica C, crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham recebido esta vacina na rotina; jovens de 15 a 19 anos; e profissionais e estudantes na área de saúde sem limite de idade até fevereiro de 2023 ou enquanto durar o estoque destinado a esses públicos.
A vacina meningocócica ACWY, será aplicada também em adolescentes de 13 e 14 anos de idade que não tenham recebido essa vacina na rotina, até junho de 2023 ou enquanto durar o estoque.
Lembrando que, a vacina meningocócica C está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada entre os 3 e 5 meses de vida e, depois, um reforço com 1 ano de idade. Já a vacina meningocócica ACWY, que também está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação, é recomendada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.
“A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos perder a oportunidade de aumentar o público vacinado. Proteja seu filho(a)!” orienta a enfermeira Beatriz, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Pederneiras.
Como receber a vacina
Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, para a faixa etária ampliada, até as datas estabelecidas.
Para receber a dose da vacina é necessário comparecer a uma unidade de saúde levando a caderneta de vacinação e documento com foto. Pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável.
As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
Saiba mais sobre a Meningite
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.
Outras informações e dúvidas pelo telefone (14) 3284-4673.