24 OUT 2022
Dica de livro - Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras – Volume 2 – Escolas

A DICA DE LIVRO DESSA SEMANA É:

LIVRO: Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras – Volume 2 – Escolas

AUTOR: Rinaldo Toufik Razuk

SINOPSE: No volume II do Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras, o autor Rinaldo Toufik Razuk, selecionou fotos de Escolas, Alunos, Professores, Funcionários, entre outros, da história do ensino de Pederneiras.

SOBRE O AUTOR: Nascido em Pederneiras e filho de Toufik Rachid Razuk e Laura Braz Razuk, Rinaldo Toufik Razuk teve grande colaboração no resgate histórico do município. Foi em 1987, ao assistir um documentário fotográfico na TV Cultura sobre a cidade de São Paulo, que decidiu resgatar a história de Pederneiras, desejo este que nasceu ainda em sua adolescência quando conheceu o fotógrafo Artemio Mordacchini que lhe exibiu antigas fotos e filmes em seu estúdio, com um acervo de mais de 2.000 fotos e 20 filmes registrados desde os anos de 1920 até 1960 mostrando acontecimentos importantes da história da cidade que, após sua morte, foram descartados sem consciência cultural e histórica.

Assim começou sua busca para organizar e resgatar a história de Pederneiras, pesquisando em jornais, documentos, atas e fotos, além de entrevistas com diversas pessoas.

Além disso, Rinaldo participou de inúmeros eventos e acontecimentos históricos e culturais de Pederneiras, como na colaboração da programação da Rádio Cultura, onde apresentou e produziu mais de 20 programas; na produção de 17 documentários destacando aspectos da cidade e sua gente, esportes, escolas, artes e os imigrantes, além de álbuns da memória fotográfica entre os anos de 1987 e 1993; das comemorações do Centenário do Município em 1991; como um dos fundadores do Cine Sétima Arte de 1994, entre diversos outros.

Em outubro de 2021, o autor lançou o Volume I do livro fotográfico “Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras: Cidade, Prédios e Logradouros”, que apresenta fotografias da cidade, de prédios e ruas, além de fotos da Cia. Paulista de Estradas e Ferro (linha férrea), da antiga Estação Ferroviária, da Igreja Matriz de São Sebastião, entre outros.

Disponível para empréstimo na BIBLIOTECA MUNICIPAL.

Entre em contato com a Biblioteca Municipal “Paula Rached”
Endereço: Avenida Tiradentes, L-329, Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/biblioacessa