MEMÓRIA PEDERNEIRAS:
Conheça o ex-prefeito MÁRIO DE BARROS CAMARGO
Mario de Barros Camargo
Mário de Barros Camargo tomou posse como prefeito de Pederneiras em Julho de 1938, logo após a instalação do Estado Novo, ou seja, a ditadura de Getúlio Vargas. O Estado Novo extinguiu os partidos políticos e as eleições em todo o Brasil. Portanto, Mário de Barros Camargo não foi eleito pela população de Pederneiras, mas sim nomeado pelo interventor do Estado de São Paulo. Mário seguiu como prefeito de Pederneiras até o ano de 1940.
Mário de Barros Camargo foi proprietário da Fazenda Itaúna. Em 1937 realizou o plantio de cinquenta mil mudas de laranjeiras com o objetivo de promover um novo impulso na agronomia do município de Pederneiras. Alguns anos depois, também investiu na agricultura do café e atualmente, a fazenda é dedicada ao plantio de cana-de-açúcar e seu proprietário é José Marcos Lorenzetti, morador da cidade de Lençóis Paulista.
Visitei a Fazenda Itaúna e fiquei impressionada com a beleza e o cuidado de como os funcionários mantêm o local.
Entrada da Fazenda Itaúna
Casa dos funcionários da Fazenda Itaúna
Casa dos funcionários da Fazenda Itaúna
Casa dos funcionários da Fazenda Itaúna
Casa do Proprietário na Fazenda Itaúna
Em setembro de 2021, o Memória Pederneiras teve como tema a implantação da energia elétrica em nosso município. Uns dos acionistas da “Empresa de Força e Luz de Pederneiras Ltda” foi Mário de Barros Camargo.
Durante a gestão municipal de Mário de Barros Camargo aconteceu a construção e inauguração do prédio do atual Paço Municipal, no dia 20 de novembro de 1940.
Paço Municipal
Arquitetura do Paço Municipal
Muitas pessoas caminham pelas ruas do centro da cidade de Pederneiras e entre seus compromissos diários, deixam de observar a arquitetura de vários prédios que ainda resistem ao tempo e estão localizados no entorno da Praça da Matriz. O prédio da Prefeitura Municipal é atípico ao compararmos com a maioria dos outros.
A senhora Eunice Maria Furlani Nicolielo, professora de artes e membro do Conselho Municipal de Política Cultural, elaborou a descrição artística do prédio da Prefeitura. Segundo Dona Eunice, a construção foi edificada em estilo neoclássico e possui traços simétricos, isto é, ao passarmos uma linha de eixo vertical pelo centro da porta principal, todos os detalhes do lado esquerdo também estarão no direito ou vice-versa. Os efeitos decorativos são em formas geométricas e preenchem os vãos das paredes. Todas essas características são frutos da cultura greco-romana. Há também tendências da Art Nouveau, caracterizada pelos janelões e o uso de ferro nos mesmos.
Antigo Mobiliário
O mobiliário do antigo gabinete municipal faz parte do acervo do Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”. As peças são muito antigas, da época da inauguração do Paço Municipal.
Mesa do antigo gabinete do Prefeito
Detalhe da mesa
Poltrona do antigo gabinete do Prefeito
Detalhe da poltrona
Detalhe da poltrona
Detalhe da poltrona
Cadeira do antigo gabinete do Prefeito
Detalhe da cadeira
Fontes:
Acervo Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”
Eunice Maria Furlani Nicolielo
Rinaldo Toufik Razuk – site Baú de Memórias
Apoio: Alessandro Ricardo Cassaro
Memória Pederneiras
Recordar é valorizar a história de nossa cidade. Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, o quadro Memória Pederneiras aborda todo mês uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.