04 MAR 2022
Casa da Mulher é autorizada em Pederneiras

CASA DA MULHER É AUTORIZADA EM PEDERNEIRAS

Espaço foi anunciado durante ato de promoção do empoderamento e autonomia da mulher

Na manhã desta sexta-feira (04), Pederneiras e outros 42 municípios receberam o autorizo de construção da Casa da Mulher, espaço para proteger, acolher, capacitar e encaminhar as mulheres ao mercado de trabalho, além de fornecer suporte jurídico e psicológico.

A prefeita Ivana Camarinha esteve presente no momento do autorizo, que ocorreu durante o ato “Violência Nunca Mais”, em defesa da vida das mulheres, promovido pelo Governo SP, em alusão ao Dia da Mulher, celebrado em 08 de março.

“Fico muito feliz com a conquista da Casa da Mulher em Pederneiras, espaço que, junto com o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, atenderá as mulheres pederneirenses com muito carinho e responsabilidade. A mulher tem o direito de dizer sim e não, de ir e vir, tem o direto à dignidade, ao respeito e à qualidade de vida. E é isso que eu sempre defendi, desde minha primeira gestão à frente do Executivo”, disse a prefeita Ivana.

Decreto que pune discriminação à mulher

Além do autorizo para construção do local, houve a assinatura de um decreto que regulamenta o processo de apuração das infrações administrativas decorrentes de qualquer forma de discriminação contra a mulher no serviço público estadual, cabendo, inclusive, o envio de denúncia ao Ministério Público.

“É importante salientar que não é uma causa somente da mulher e sim civilizatória. Toda a sociedade deve estar envolvida, as crianças, as famílias, os poderes legislativos e judiciário. Luta por igualdade e oportunidades.

Ações contra a violência da mulher serão ainda mais incentivadas

Outras ações de proteção e promoção da mulher serão intensificadas a partir deste mês como delegacias abertas 24h já que os índices de violência contra a mulher são mais altos aos finais de semana e à noite; promoção da dignidade íntima, com distribuição de absorvente para jovens mulheres vulneráveis; instrução das mulheres para fazer um X na cor vermelho na palma da mão como pedido de socorro em silêncio; entre outras.

“Como foi dito durante o ato, ‘nada contra os homens, mas tudo a favor das mulheres’. E eu quero agradecer o Governo SP por estar pensando em nós, mulheres, e na igualdade de gênero. Aproveito para agradecer o Governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia, o secretário estadual de desenvolvimento regional Marco Vinholi e o secretário estadual executivo de desenvolvimento regional, médico e ex-prefeito Dr. Rubens Cury e o Deputado Estadual Vinicius Camarinha por provarem que sim, é possível fazer a diferença, é possível fazer diferente. Mulher, somos capazes de fazer tudo. O lugar da mulher é onde ela quiser”, agradece Ivana.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024