28 FEV 2022
MEMÓRIA PEDERNEIRAS: PRÉDIOS DO FÓRUM EM PEDERNEIRAS

PRÉDIOS DO FÓRUM EM PEDERNEIRAS

Acredito que grande parte da população de nossa cidade conhece a localização do Fórum de Pederneiras. Por inúmeros motivos, muitas pessoas já adentraram no prédio do Fórum ou já transitaram pelas ruas próximas. Enfim, é um prédio moderno e imponente, e durante minha pesquisa constatei que os funcionários têm orgulho em trabalhar para o judiciário em nossa cidade.

Mas o prédio atual não foi o único a abrigar o Fórum. Quando a Comarca de Pederneiras foi instalada em 26 de abril de 1928, o Tribunal do Júri era realizado no plenário da Câmara Municipal. Assim seguiu até o ano de 1932, quando foi finalizada a construção do prédio do Fórum que está localizado no cruzamento da Travessa Anchieta com a rua Santos Dumont, ao lado do Paço Municipal. Há também registros de que no ano de 1950, o mesmo foi restaurado pelo construtor Amadeu Furlani.

Construção do Primeiro Fórum

Prédio do Primeiro Fórum de Pederneiras

Primeiro Fórum de Pederneiras atualmente

Ainda na década de 1950, o ex-prefeito Michel Neme elaborou duas leis, visando a conservação do prédio do primeiro Fórum.

A construção do segundo Fórum foi iniciada na gestão do ex-prefeito Willibaldo Fernandes Gil, que exerceu seu mandato entre os anos de 1969 e 1972. Somente em setembro de 1972 aconteceu a conclusão do prédio e o ex-prefeito Michel Neme realizou a inauguração do mesmo.

Inauguração do novo Fórum

Placa de Inauguração

Fórum atual

O edifício atual do Fórum possui a denominação de “Benedicto Sória”.

Benedicto Sória nasceu em 22 de julho de 1917, filho de Henrique Sória e Conceição Gomes de Abreu.

Aos 14 anos de idade, mais precisamente em 15 de setembro de 1931, ingressou como auxiliar do 2º Cartório de Notas e Ofício da Comarca de Pederneiras.

Em 19 de julho de 1937, prestou compromisso de escrevente juramentado desse mesmo Cartório e, em 13 de junho de 1938, tomou posse em idêntico cargo do 1º Cartório de Notas e Ofício de Justiça, dessa cidade, onde permaneceu até o seu falecimento, em 26 de agosto de 1976, com 59 anos de idade.

Casou-se com Dolores Alba Sória, no dia 28 de janeiro de 1943 e tiveram quatro filhos, sendo eles José Edison, Manoel Henrique, Celso Antonio e Carmen Lúcia.

Por Decreto do Governador do Estado de São Paulo, publicado no Diário Oficial de 12 de abril de 1958, com fundamento no parágrafo único do artigo 26 da Lei nº 819, de 21 de outubro de 1950, foi nomeado para exercer o cargo de Serventuário Vitalício do 1º Cartório desta cidade, tendo prestado compromisso perante a Corregedoria Geral da Justiça em 15 de abril de 1958. Foi um dos batalhadores para a oficialização dos cartórios. Exerceu ainda a função de Escrivão Eleitoral por longo período, até seu falecimento.

Foi sócio fundador do Clube Recreativo Comercial (CRC), sócio fundador do Clube Alvorada de Pederneiras, pertenceu à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pederneiras, participou da “Equipe de Casais de Nossa Senhora” e fez parte da fundação da Legião Mirim, onde exerceu também a função de 1º Tesoureiro.

Durante os 45 anos de serviços prestados à Justiça, nunca lhe foi aplicada quaisquer penas disciplinares.

Carteira Funcional

Benedicto Sória

No dia 22 de julho de 2015 foi realizada a cerimônia de inauguração do busto e descerramento da placa em homenagem a Benedicto Sória pois o Tribunal de Justiça instituiu o “Dia do Patrono das Unidades Judiciais do Estado de São Paulo” para festejar a data do natalício da personalidade que dá nome às edificações pertencentes ao Poder Judiciário, dentro do Programa “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”.

Busto de Benedicto Sória

Outro destaque que faço do edifício do Fórum atual é a Sala dos Advogados “Dr. Osni Mateus”. Atualmente, é utilizada pela OAB de Pederneiras.

Inauguração Sala Dr. Osni Mateus

Sala dos Advogados Dr. Osni Mateus

O pederneirense Dr. Osni Mateus foi advogado da Comarca de Pederneiras e faleceu em um acidente automobilístico na estrada que liga Pederneiras a Macatuba, na década de 1980. Com a publicação da Lei 3.754, de 23 de junho de 1983, a referida estrada passou a ter seu nome.

Dr. Osni Mateus

Há também uma praça em nossa cidade que possui a denominação de Praça “Dr. Osni Mateus”. Ela está localizada na frente do Estádio Municipal “Antonio Ruiz Romero”.

Praça Dr. Osni Mateus

O ex-prefeito Waldomiro Fernandes Mateus justificou a homenagem afirmando que Dr. Osni Mateus “exerceu a presidência da Associação Atlética Pederneiras, por cujo ressurgimento profissional propugnava”.

A história da Comarca de Pederneiras é muito rica em informações e em outra ocasião voltarei a escrever sobre sua instalação.

Fontes:

Alcione Assêncio

Dr. Alexandre Melosi Sória

Dr. José Edison Alba Sória

Rinaldo Toufik Razuk

Dra. Lara Soares de Oliveira Moraes

Funcionários da OAB de Pederneiras

Fotos: Maria da Glória Batista

Apoio: Alessandro Ricardo Cassaro

Obs: encontrei em documentos o nome do Dr. Osni Mateus escrito também como Dr. Osni Matheus

Memória Pederneiras
Recordar é valorizar a história de nossa cidade. Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, o quadro Memória Pederneiras aborda todo mês uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024