17 FEV 2022
Secretaria de saúde de Pederneiras faz alerta a síndrome mão, pé e boca

SECRETARIA DE SAÚDE DE PEDERNEIRAS FAZ ALERTA A SÍNDROME MÃO, PÉ E BOCA

A Prefeitura de Pederneiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos pais e responsáveis sobre a ocorrência de surto da ‘Síndrome Mão-Pé-Boca’ (SMPB), nas escolas.

A síndrome, mão-pé-boca é uma infecção causada por um vírus altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, mas que também pode acontecer em adultos, e é causada pelos vírus do grupo coxsackie, que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa ou através de alimentos ou objetos contaminados.

Geralmente, os sintomas surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

Sempre que a criança apresentar os sintomas é importante não leva-la a escola e procurar avaliação médica imediata para a orientação e o tratamento adequado.

Principais sintomas:

Os sintomas da síndrome mão-pé-boca, geralmente, aparecem depois de 3 a 7 dias após a infecção pelo vírus e incluem:

- Febre acima dos 38ºC;

- Dor de garganta;

- Muita salivação;

- Vômito;

- Mal-estar;

- Diarreia;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

Além disso, após cerca de 2 a 3 dias é comum o surgimento de manchas ou bolhas vermelhas nas mãos e nos pés, assim como aftas na boca, que ajudam no diagnóstico da doença.

A transmissão da síndrome normalmente ocorre através da:

-Tosse;

- Espirros;

- Saliva;

- Contato direto com as bolhas que tenham estourado;

- Fezes infectadas;

Principalmente durante os primeiros 7 dias da doença, porém mesmo após a recuperação, o vírus ainda pode ser transmitido através das fezes.

Assim, para evitar pegar a doença ou evitar transmiti-la para outras crianças é importante:

- Evitar ficar perto de outras crianças doentes;

- Não partilhar talheres ou objetos que tenham entrado em contato com a boca de crianças com suspeita da síndrome;

- Lavar as mãos após tossir, espirrar ou sempre que se precisar tocar no rosto.

Outras informações pelo telefone: (14) 3284-4673.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024