MEMÓRIA PEDERNEIRAS:
CONHEÇA A ORIGEM DO NOME 'CÓRREGO MONJOLO'
No último dia 19 de dezembro, ocorreu um incêndio em uma casa de madeira, muito antiga, próxima ao Castelo Furlani. Hoje, o local está em ruínas, mas há muitas décadas foi moradia de duas famílias. Em uma das casas, residia o casal José Barbosa e Sebastiana Barbosa e na outra Primitiva Cervi, irmã da primeira vereadora mulher de Pederneiras, Virgínia Cervi Furlani. Primitiva e seu esposo cuidavam do monjolo de fubá que funcionava nos fundos de sua residência.
Minha mãe, Ana Maria Burghes da Fonseca, morou toda sua infância e adolescência em um sítio próximo às terras do Castelo Furlani. Ela relatou que várias pessoas, inclusive ela e sua mãe, levavam sacos ou vasilhas com grãos de milho para serem transformados em farinha de fubá por Primitiva e seu esposo.
No início do século passado, muitos córregos e riachos recebiam denominações referentes aos sobrenomes dos proprietários das terras que atravessavam. O córrego do Monjolo recebeu essa denominação devido ao monjolo que funcionava próximo ao Castelo Furlani.
Se o Castelo foi inaugurado em 1914, qual o nome anterior do córrego? Conversei com o centenário Waldomiro Rett e ele me disse que o nome era Salina. Ainda não consegui confirmar essa informação, mas que o córrego possuía outro nome, disso tenho certeza!
Fui até o local e o maquinário está todo intacto e ao vê-lo, consegui compreender todo o mecanismo de funcionamento.
Próximo ao córrego, é possível ver o fluxo de água que vem das terras do Castelo Furlani e que faziam o monjolo funcionar.
Ruínas da Casa Incendiada
Detalhe da moenda
Roda da moenda e tubulação da água
Roda da moenda e tubulação da água
Roda da moenda e tubulação da água
Fontes:
Waldormiro Rett
Sílvio Aparecido Bueno
Ana Maria Burghes da Fonseca
Fotos: Maria da Glória Batista
Apoio: Alessandro Ricardo Cassaro
Memória Pederneiras
Recordar é valorizar a história de nossa cidade. O quadro Memória Pederneiras aborda todo mês uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.
Com pesquisa elaborada pela historiadora Anna Carolina Fonseca, todo mês o quadro MEMÓRIA PEDERNEIRAS aborda uma personalidade, prédio, evento, entre outros, que aconteceu em nossa cidade para resgatar e estimular a cultura histórica de Pederneiras.