29 DEZ 2021
Secretaria de Saúde faz alerta para prevenção sobre gripe H3N2

Secretaria de Saúde faz alerta para prevenção sobre gripe H3N2

O aumento de casos de gripe no Brasil causado pelo vírus da influenza H3N2 tem gerado um novo alerta sobre a doença. Segundo a Secretaria de Saúde, Pederneiras ainda não possui casos laboratorialmente confirmados da gripe H3N2, mas que a preocupação se dá devido às festas de final de ano e, com isso, a maior taxa de contaminação.

O QUE É ESSA “NOVA” GRIPE?

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. “Não é uma gripe nova, mas sim o retorno eventual do vírus que já existe e que voltou a circular” disse a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica de Pederneiras, Beatriz Pereira.

SINTOMAS

Alguns sintomas do H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com a COVID-19. Por este motivo, devemos ficar atentos às reações da GRIPE: febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores musculares e articulares, tosse, mal-estar e diarreia (principalmente em crianças) e moleza.

“A recomendação para as pessoas que apresentarem sintomas gripais é procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou ou na Santa Casa de Pederneiras, em dias e horários em que as unidades não estejam abertas” orienta Beatriz.

Veja, na arte abaixo, a diferença entre os sintomas das duas doenças:

PREVENÇÃO

A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a COVID-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

INCUBAÇÃO

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até 07 dias.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

VACINAS

Seguindo o Calendário Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe tem previsão para início a partir de março de 2022.